COAGRU E COPACOL FIRMAM PARCERIA INÉDITA NO SETOR DE AVES

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As cooperativas, Coagru e Copacol, assinaram na quinta-feira (25), em Ubiratã, um contrato inédito de parceria no setor de aves. A finalidade é unir esforços das duas entidade, juntamente com a prefeitura municipal para fomentar a produção de frango em uma região onde esta atividade não é explorada. Além das presenças dos presidentes, Áureo Zamprônio, da Coagru e Valter Pitol, da Copacol, participaram do encontro realizado em Ubiratã, o prefeito municipal, Arnaldo Ferreira Sucupira, presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e o deputado federal, Moacir Micheletto. Para Koslovski, "esta é uma iniciativa muito importante e fortalece o sistema como um todo. Hoje as cooperativas tem uma responsabilidade muito grande, pois são importantes mecanismos de distribuição de renda, geração de empregos e impostos. Os números comprovam quando apontam para um crescimento de 45% em nossas exportações. Parabenizamos as diretorias da Coagru e da Copacol pelo nível de amadurecimento e de responsabilidade em firmarem este contrato de parceria", salientou o líder cooperativista.

Integração - No acordo firmado, a Coagru passará a ser fornecedora da Copacol que comercializará o produto com a sua marca e fornecerá, ração e toda a assistência técnica necessária para a atividade. Inicialmente deverão iniciar na avicultura cerca de 20 produtores cooperados da Coagru, com uma produção aproximada em torno de 200 mil frangos por mês e que serão entregues na indústria em Cafelândia para abate. A prefeitura municipal de Ubiratã firmou um protocolo onde se compromete em dar toda infra-estrutura para os novos aviários, com terraplenagem e adequação de estradas. Para o presidente da Copacol, Valter Pitol, é um fato inédito e o início de uma forte parceria, que no futuro poderá desencadear novos negócios entre as duas entidades. Ele cita, por exemplo, a possibilidade da produção conjunta de milho para fornecer aos avicultores das duas cooperativas. "Estamos apenas começando um trabalho conjunto e que com certeza servirá de exemplo para o cooperativismo paranaense e brasileiro", lembrou.

Bom negócio - Áureo Zamprônio, presidente da Coagru lembra que as negociações entre as duas cooperativas começaram há mais de dois meses e "de uma forma madura, responsável e transparente pudemos ver que o negócio será bom para ambas as partes, pois estamos preservando a identidade das duas cooperativas que juntas, poderão diminuir custos e agregar mais valor a produção dos cooperados. Pretendemos futuramente construir em Ubiratã um abatedouro, mesmo assim iremos manter esta parceria com a Copacol, pois se tudo der certo e realmente o interesse pela avicultura corresponder nossas expectativas, haverá frangos suficientes para atender as duas cooperativas", lembrou.

Conteúdos Relacionados