CMN I: Conselho publica resolução com novas taxas de juros do PSI
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (20/12), a Resolução nº 4.170, oficializando a redução de juros do Programa de Sustentação de Investimentos (PSI), anunciada pela ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, no dia 07 de dezembro, durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, promovido pela Ocepar, em Curitiba. Na oportunidade, ela lembrou que a prorrogação do PSI até o fim de 2013, os juros menores e o aumento no prazo para pagamento atendiam a uma antiga reivindicação das cooperativas do Paraná. “Teremos R$ 100 bilhões, com juros mais baixos e 10 anos para pagamentos. É um programa que será bom para todas as áreas da economia, principalmente para a agricultura paranaense”, afirmou a ministra.
Juros – De acordo com a Resolução nº 4.170, a taxa de juros do PSI será de 2,5% ao ano, para operações contratadas entre 1º de setembro de 2012 e 31 de dezembro de 2012; de 3% ao ano, para operações contratadas a partir de 1º de janeiro de 2013 até 30 de junho de 2013 e de 3,5% ao ano, para operações contratadas a partir de 1º de julho de 2013 até 31 de dezembro de 2013.
O programa - O PSI é executado por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e visa incentivar investimentos e aumentar a competitividade da indústria. Ele beneficia os agricultores na compra de máquinas e implementos agrícolas. Já as cooperativas podem utilizá-lo para adquirir máquinas e equipamentos industriais. O presidente da Cooperativa C.Vale, Alfredo Lang, aprovou a iniciativa do governo, especialmente em relação às taxas menores de juros. “É a melhor notícia que recebemos nesses últimos anos. Vamos ter uma renovação da frota muito grande. É importante porque representa uma ótima oportunidade de modernização. Com esse juro é um ótimo negócio, fica bem abaixo da inflação”, elogiou.
Clique aqui e confira na íntegra a Resolução nº 4.170, do Conselho Monetário Nacional