CICLO 2011/12 III: Atividade precisa de produtor diferenciado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Produzir semente não é uma tarefa fácil, pois demanda muita dedicação por parte do agricultor. É um processo diferente de produzir o grão que segue para a transformação. Maurício e Mauro Okimura são exemplos de agricultores que, pela dedicação à qualidade de produção, foram escolhidos como fornecedores de sementes. Para a safra 2011/12, os irmãos pretendem disponibilizar 20 mil sacas de 40 quilos, 5 mil a mais do que na safra passada e 10 mil superior se comparado ao ciclo 2009/10.
Cuidados especiais - ''Não é todo mundo que pode produzir sementes, pois demanda cuidados especiais. A nossa primeira ação é sempre fazer o tratamento adequado do solo. A cooperativa, por sua vez, indica qual tipo de semente temos que plantar para atendermos a demanda do mercado'', apontam os irmãos. Além disso, Maurício completa que na propriedade, localizada no distrito de Paiquerê, Zona Sul de Londrina, existe um agrônomo contratado só para acompanhar o processo, que varia de 125 a 130 dias.
Remuneração - O sistema de remuneração dos produtores de sementes, explicam os irmãos, também é diferente do produtor de grão terminado. Realizado por um sistema de troca, na qual a soja é a moeda do produtor, cada tonelada do grão equivale a 13,3 sacas de sementes de 40 quilos. Nesse sistema, ele recebe pelo excedente. Além disso, o agricultor fica responsável pela aplicação dos insumos e os cuidados gerais.
Mais vantajoso - João Nazima, produtor de sementes de soja e de trigo no distrito de Guaravera, Zona Sul de Londrina, reforça que ser sementeiro é mais vantajoso porque o custo de produção é menor. Fornecedor da Cooperativa Integrada, Nazima destaca que neste ano deverá disponibilizar cerca de 600 toneladas para a safra de verão. ''Minha região é adequada para se produzir sementes. Além disso, sigo todas as recomendações do meu engenheiro agrônomo para enviar materiais de boa qualidade para a cooperativa'', destaca. (Folha Rural / Folha de Londrina)