CERTIFICAÇÃO DA CADEIA DE BOVINOS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi realizada hoje, na Federação da Agricultura, com a participação da Ocepar, Seab, Tecpar, Fepac, APS e Avipar, reunião para avaliar a metodologia de implantação de um sistema de identificação e registro de bovinos. O sistema a ser implantado obedecerá as exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária, tendo em vista as exigências do mercado comprador de carne brasileira, especialmente a União Européia. Essas normas deverão ser divulgadas através de portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nos próximos dias. O sistema estabelecerá a obrigatoriedade da identificação dos animais quanto a raça, origem da propriedade, mês de nascimento, sexo, sistema de alimentação e movimentação. A identificação deverá ser feita por código que permita o acompanhamento da movimentação. Uma entidade certificadora, reconhecida por órgão oficial, fará o controle da certificação dos animais.

Grupo de trabalho ? Para dar continuidade às discussões, foi criado um grupo de trabalho composto por representantes das instituições envolvidas com o programa de sanidade animal. Esse grupo deverá propor uma metodologia de certificação de acordo com as diretrizes internacionais. O objetivo da certificação é agregar valor ao produto e, principalmente, ganhar o mercado internacional em função do preço, da qualidade e do controle. O grupo terá prazo de 90 dias para apresentar sua proposta.

Atuação integrada ? O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, enfatizou a importância do trabalho e que ?todos devem participar de forma integrada para que conquistemos mais um degrau junto ao mercado interno e externo?. Para alcançar o atual estado sanitário, as instituições atuaram de forma integrada, aprovando a Lei 13.212 (Lei Brandão), que equiparou a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com a de outros Estados, destino de 60% da produção paranaense. Na avaliação da Ocepar, que tem participado de todos os esforços na defesa da sanidade dos rebanhos do Paraná junto com as demais instituições, o Paraná tem todas as condições para dar um salto de qualidade na pecuária de corte, pois os problemas que afetam o setor estão sendo resolvidos.

Conteúdos Relacionados