Cerca de 350 pessoas prestigiaram abertura do Seminário da OCB
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Malaquias - Já o anfitrião do evento lembrou aos participantes, de maneira descontraída e ao mesmo tempo emocionada, que o cooperativismo realizado no Nordeste é economicamente muito pobre e carente de quadros técnicos, o que o transfere para uma realidade diferente do que é encontrado em outras partes do Brasil. ?Nosso cooperativismo não está incluído no nacional. Precisamos incluí-lo para não encontrarmos grandes diferenças entre as regiões. Temos que construir um cooperativismo novo, que nos dará oportunidade de juntos buscarmos a felicidade?, revelou Malaquias.
Pragmatismo - O representante do governo federal lembrou, durante o seu discurso, um ensinamento do ministro Roberto Rodrigues: ?O cooperativismo é metade sonho e metade pragmatismo... Assim como nós somos metade corpo e metade alma?. Valdemiro Rocha lembrou ainda que para vencer a guerra contra a injustiça social e a fome é preciso consolidar alianças estratégicas que possam estruturar o setor. ?Acredito no cooperativismo porque ele atende duas urgências cruciais deste país neste momento: voltar a crescer e fazê-lo com igualdade social?.
Exemplo da Coagru - Quatro cooperativas representaram cada uma das tendências no vídeo ?Cooperativismo - o Brasil que cresce? e que foi apresentado durante a abertura do primeiro dia do Seminário de Tendências promovido pela OCB em Recife. Entre os principais casos de sucesso, mostrados no vídeo estava uma cooperativa paranaense, a Coagru, com sua sede no município de Ubiratã, no Paraná, reúne cerca de 2 mil cooperados. Por meio de aulas práticas que se transformam em aprendizado efetivo no campo, a cooperativa estimula a capacitação e realização de cursos que permitem diversificar a produção dos cooperados, por este fato despertou interesse. Outro caso apresentado foi da Agrofrut, do Amazonas situada na cidade amazonense de Urucará, que tem um compromisso social com o cooperado e com a população em geral. O investimento constante na formação de seus dirigentes e cooperados possibilitou a realização de cerca de dez cursos num prazo de dois meses. Tudo com assessoria e monitoramento do Sescoop. Presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Sicredi congrega 129 cooperativas de crédito singulares. Com dez anos de existência, a Coopersãopedro comemora as ações desenvolvidas no município pernambucano de Paulista. Fundada pela cooperativa, a Escola Felismina Pereira reúne 383 alunos, além de clínica médica e odontológica para os cooperados e a população em geral, que também podem usufruir das atividades extra-classe e dos cursos profissionalizantes.