CASTROLANDA: Futuro das águas foi tema do Dia da Árvore
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de 300 crianças participaram na sexta-feira (21/09), da comemoração do Dia da Árvore, realizada pela Cooperativa Castrolanda, no Memorial da Imigração Holandesa. Uma peça teatral foi apresentada às crianças logo pela manhã que, em seguida, foram para o terreno ao lado da Loja Agropecuária, onde fizeram o plantio de 400 mudas de árvores nativas, nas margens do Rio Portão Vermelho.
Parceria - De acordo com Ana Ruivo, coordenadora dos trabalhos, a idéia é formar a mata ciliar naquela região."Fizemos uma parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, para nos fornecerem as mudas", conta. Ela comenta que este trabalho envolvendo as escolas é feito anualmente pelo Departamento de Gestão de Pessoas da Cooperativa. Para ela, a apresentação de teatro objetiva conscientizar as crianças da importância da preservação do meio ambiente. "Através do teatro, os atores conseguem repassar as crianças, dentro da linguagem delas uma mensagem, que neste ano, trabalhamos com o tema a respeito do futuro das águas no planeta", comenta.
Escolas - Além desta peça Água Trix, teve ainda as apresentações das Escolas. "As crianças recitaram poesias, cantaram músicas, encenaram peças, todas falando da preservação do meio ambiente", reforça. Para Celso Mesquita, coordenador do Departamento, o Projeto tem duas finalidades. O envolvimento da Cooperativa com a comunidade, neste caso representada pelas escolas, onde as crianças participam efetivamente do processo e também a sensibilização e mobilização das pessoas para a preservação do meio ambiente. "É o papel da Cooperativa, desenvolver ações de responsabilidade social e neste projeto considerado sócio-ambiental estimular ações de melhoria para as gerações futuras", explica. Participaram crianças das Escolas Estadual, Municipal e Evangélica da Castrolanda. (Imprensa Castrolanda)