CAPAL: Realizada a 2ª etapa do Programa Felicidade Interna do Cooperativismo, com workshops de melhoria para colaboradores
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Capal Cooperativa Agroindustrial realiza a segunda etapa do Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), em parceria com o Sescoop/PR. O lançamento do FIC aconteceu em junho, na matriz da cooperativa em Arapoti (PR), reunindo centenas de colaboradores e dirigentes. Desde então, as facilitadoras Vera Regina Silva e Bia Tomiazzi, ambas pertencentes à cooperativa de serviços Pluricoop, dão continuidade às etapas do programa, cujo objetivo é estimular o bem-estar e qualidade de vida entre os funcionários.
Questionário - A partir da aplicação de um questionário com 97 perguntas, foi traçada uma média geral de todas as nove dimensões que contemplam o Programa FIC: uso do tempo, saúde, cultura, educação, governança, meio ambiente, bem-estar, padrão de vida e vitalidade comunitária.
Participações - Ao todo, 380 colaboradores participaram desta primeira parte. O diagnóstico, encaminhado para a diretoria da cooperativa, definiu “governança” e “saúde” como as duas frentes a serem trabalhadas no ciclo do FIC com os funcionários da Capal.
Turmas - Atualmente em execução, estão organizadas 14 turmas com colaboradores da cooperativa para participarem de workshops de melhorias. A ideia dos encontros é desenhar ações para que as dimensões escolhidas (governança e saúde) sejam reforçadas e aprimoradas no dia a dia do trabalho.
Equilíbrio - De acordo com a facilitadora Bia Tomiazzi, uma das propostas do FIC é repassar aos colaboradores que a felicidade é promover um equilíbrio entre todas as dimensões analisadas. “Mesmo o programa acontecendo no espaço de trabalho, há reflexo na vida fora da cooperativa, portanto a ideia não é fazer uma separação da vida pessoal, social e profissional, porque todas elas estão integradas”, comenta.
Atividades - Entre as atividades práticas dos workshops, estão discussões em grupo para identificarem oportunidades dentro da realidade da cooperativa, análise das atitudes pessoais que possam beneficiar estes aspectos a níveis pessoal e profissional e elaborar uma lista de sugestões do que a Capal pode melhorar ou implementar em seu ambiente. O colaborador Felipe de Matos, da Balança, já participou do workshop e aprovou o formato. “A cooperativa está ouvindo seus colaboradores, quer construir um futuro melhor considerando nossa opinião, e eu acho isso muito interessante”, pontua.
Apresentação -Todos os dados coletados serão apresentados posteriormente para a diretoria e Comitê do FIC. “Incentivamos sempre os funcionários que olhem para os seus resultados pessoais com a intenção de fazer melhorias gerais em suas vidas, dentro e fora do âmbito profissional”, conclui Bia.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,4 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 161 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. (Imprensa Capal)