CAPAL I: Silagem de qualidade exige atenção e planejamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

capal I 25 01 2021O início do ano é marcado pela ensilagem de milho para os pecuaristas leiteiros. No entanto, esse processo tem início bem antes, com a escolha do híbrido. O médico veterinário do Departamento de Assistência Técnica (DAT) da Capal, Diogo Souto, ressalta que a cooperativa se preocupa em indicar ao produtor materiais que tenham resultados comprovados, considerando as condições específicas de cada um.

Pesquisa - “Temos um trabalho forte de pesquisa com a Fundação ABC, em que se faz uma triagem dos materiais recomendados para cada realidade, cada altitude, cada produtor. Não trabalhamos com marcas ou bandeira. O objetivo é trazer a opção que vai dar o melhor retorno econômico para o produtor”, aponta. Quando se fala em ensilagem, uma das principais exigências é o ponto de corte correto. No entanto, antes disso, há um tópico que muitas vezes é negligenciado: a programação do tamanho da trincheira.

Definição - Diogo Souto explica que esta definição de tamanho deve ser feita de modo técnico, pois o tamanho da trincheira influenciará na retirada da silagem depois. “Muitas propriedades não têm o planejamento e fazem uma trincheira muito longa, muito alta, muito larga, e depois não conseguem ter uma retirada diária adequada”, comenta. Para definir o tamanho da trincheira, é importante que o produtor converse com o técnico que o atende na propriedade.

Ponto de corte - O ponto de corte é outro assunto que demanda conversa com a equipe técnica. Diogo Souto assinala que o olhar atento para o milho é uma ferramenta para acertar no ponto de corte – quebrar a espiga e avaliar quanto de amido há no grão de milho.

Ideal - De acordo com ele, o ponto ideal para a colheita da silagem é quando há duas partes de amido para uma parte de leite no grão. Porém, ele enfatiza que a equipe técnica está bem instruída e equipada, contando inclusive com um determinador de matéria seca, para definir o momento correto. Depois de colhida a silagem, é necessário dar uma atenção especial à compactação, que também deve ser realizada de maneira técnica.

Cálculos - Há cálculos que indicam o tamanho das camadas e o tempo de compactação, de acordo com o volume da silagem. “O ideal é não fazer camadas muito grossas, com 15 a 30 centímetros. Tem um tempo de compactação também, que seria de 1 a 3 minutos por tonelada de silagem descarregada na trincheira. Quanto melhor compactada, melhor será a qualidade da silagem”, complementa.

Detalhes - No bate-papo com o setor de Comunicação da Capal, o técnico deu mais detalhes sobre todos esses temas e falou também sobre o processo de vedação, uso de inoculantes e de novas tecnologias, como a barreira de oxigênio. Ele comentou ainda sobre o impacto de uma silagem de qualidade na produtividade do leite. Quer saber mais? Ouça o podcast "Ensilagem de milho - do híbrido ao volumoso” e fique por dentro de todos esses assuntos! (Imprensa Capal)

capal I QR Code 25 01 2021

 

Conteúdos Relacionados