Integrada sedia a 1ª Reunião do Grupo Técnico de Segurança em UBGS com foco em trabalho seguro no setor cooperativista

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi realizada, na sede da Integrada Cooperativa Agroindustrial, em Londrina (PR), a 1ª Reunião do Grupo Técnico de Segurança em Unidades de Beneficiamento de Grãos e Silos (UBGS), na semana passada. O encontro foi promovido pelo Sistema Ocepar, por meio da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), como parte das ações do Projeto 15-Trabalho Seguro, do Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC300), o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense.

A abertura foi conduzida pelo superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel, que destacou a importância do encontro “discutir em grupo a segurança do trabalhador, as normas vigentes e as sugestões de melhorias é algo fundamental. Assim contribuímos para um futuro mais equilibrado em termos de segurança, saúde ocupacional e bem-estar dos colaboradores”, declarou.

Participaram também da reunião o gerente de engenharia da cooperativa, Adair Sulzbacher, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Alex Leite, a gerente de Recursos Humanos, Tatiana Rumiato e o supervisor de manutenção elétrica, Pitstone Elias.

Pelo Sistema Ocepar, estiveram presentes Graziel Pedrozo de Abreu, coordenador de saúde e segurança do trabalho e o engenheiro de segurança do trabalho, Enoque Gomes da Silva.

O grupo técnico tem como objetivo estabelecer um espaço permanente e colaborativo entre as cooperativas do setor agroindustrial para debater, de forma técnica, os principais desafios relacionados à segurança no trabalho em unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos.

Para Graziel Pedrozo de Abreu, a reunião em Londrina marca o início de encontros periódicos entre as cooperativas. “Estamos debatendo boas práticas voltadas à melhoria da segurança no trabalho e à otimização de recursos”, afirmou.

Na reunião, foram discutidos o compartilhamento de experiências sobre fiscalizações do Ministério do Trabalho, a construção de propostas para atualização da Norma de Prevenção Técnica- NPT 27, que é voltada à prevenção de explosões de pós-combustíveis, e o desenvolvimento de subsídios para uma futura Norma Regulamentadora (NR) específica para o setor cooperativista agroindustrial. “Nosso objetivo é atuar em parceria com as cooperativas, incentivando a intercooperação e o alinhamento de ações conjuntas”, disse Enoque Gomes da Silva.

Também discutiram a agenda e escopo de auditorias conduzidas pelo Ministério do Trabalho, Crea-PR e Governo do Paraná.

A reunião contou com representantes técnicos de diversas cooperativas do estado, entre elas Agrária, C.Vale, Capal, Frísia, Cocamar, Copacol, Camisc, Cotriguaçu, Cocari, Castrolanda, Aurora, Lar e Coasul.

A realização do evento na Integrada foi resultado de uma articulação direta com o Sistema Ocepar. “Como representante da Integrada, solicitei à Ocepar a criação de um grupo de trabalho entre as cooperativas, com o objetivo de buscar soluções conjuntas para as adequações necessárias em nossas unidades. A proposta é compartilhar experiências e desenvolver ações integradas entre as áreas de engenharia, segurança do trabalho e operações. Este encontro é uma iniciativa fundamental para discutirmos medidas coletivas e avançarmos na implementação de melhorias de segurança em nossas unidades”, destacou Adair Sulzbacher, gerente de Engenharia da cooperativa.

A formação deste grupo técnico representa um novo momento para o setor, com foco na prevenção, no alinhamento regulatório e na construção de soluções que garantam ambientes mais seguros para os trabalhadores das cooperativas. (Assessoria de Imprensa Integrada)

Conteúdos Relacionados