CAMDUL: Conselho do Cedraf libera recursos para produção orgânica
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi realizado na quarta-feira (3), na sede da Emater, em Curitiba, a 12º reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf) que conta com a representação 28 entidades, entre elas a Ocepar, representada na ocasião pelo analista da gerência técnica da Ocepar, Robson Mafioletti. O evento contou com a presença do vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti e do deputado Augustinho Zucchi. O principal item debatido foi a aprovação dos projetos de desenvolvimento territorial do estado com a liberação de aproximadamente de R$ 5 milhões de recursos para 29 projetos. Entre os principais projetos aprovados está o apresentado pela cooperativa Camdul, de Dois Vizinhos, para infra-estrutura na produção de orgânicos na região sudoeste.
Segurança - Segundo o presidente da cooperativa, Leocir Sartor, os recursos serão utilizados para construção de um armazém de aproximadamente de 600 m2 com secadores e moegas, estruturas estas a serem implantadas no município de Enéas Marques e que irá apoiar a produção de soja, milho, trigo e pipoca orgânica. O dirigente ressalta que é um importante projeto para o sudoeste, onde a cooperativa irá administrar o complexo todo. “Dará um novo impulso a produção de orgânicos no município, afinal, hoje contamos com cerca de 40 propriedades certificadas mas existem dezenas de produtores interessados, apenas aguardavam uma melhor infra-estrutura para que o produto pudesse ser beneficiado e processado”, lembra Leocir.
Zucchi - O deputado Augustinho Zucchi, que acompanhou a reunião do Cedraf, explica que o conselho tem papel importante no debate e nas decisões sobre os rumos da agricultura paranaense. O conselho, por exemplo, acompanha o Programa de Agricultura Familiar (PRONAF) e debate os projetos e os recursos que objetivam o fortalecimento do setor. Composto por representantes de diversos setores ligados à agricultura, “o Conselho tem feito seu papel de auxiliar no desenvolvimento da agricultura paranaense, e mais especialmente do pequeno e médio agricultor um bom exemplo é este projeto que será implantado no município de Enéas Marques através da Camdul”, comenta Zucchi.