Café da Manhã com vogais da Junta Comercial do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Atendendo um convite do presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Júlio Maito Filho, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, acompanhado pelo vogal da entidade na Jucepar, Guntolf van Kaick e pelo superintendente adjunto, Nelson Costa que é suplente de vogal, participaram na manhã desta terça-feira (28) de um Café da Manhã, em Curitiba. A finalidade deste encontro, além de um estreitamento de relações entre as entidades, foi o de proporcionar aos 20 vogais titulares da Jucepar, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Sistema Ocepar e o cooperativismo paranaense. Além da apresentação de um vídeo institucional, mostrando a atuação do sistema nos diversos ramos e suas realizações, o presidente da Ocepar fez uma rápida explanação, tanto sobre a Ocepar como também do Sescoop Paraná, que despertou interesse dos presentes, principalmente pelo fato de alguns vogais desconhecerem que as cooperativas também possuem o seu Sistema “S” e que muito já realizou.
Espaço consagrado - O presidente da Jucepar disse que estes encontros estão acontecendo com diversas entidades da sociedade organizada, com o intuito de que os profissionais que atuam como vogal na junta possam conhecer um pouco mais sobre a atuação de cada uma. “Percebemos dia após dia o crescimento do cooperativismo no Paraná e a expansão do agronegócio. Entendemos que esta filosofia é a melhor forma de se fazer justiça social. A Ocepar é um exemplo de cooperação, o cooperativismo é um espaço consagrado onde se pratica a verdadeira solidariedade. Hoje o mundo vê o cooperativismo como um forma de reunir pessoas em torno de um mesmo objetivo, um exemplo recente foi a parceira de cooperação entre a Tam e a Varig, que decidiram cooperar uma com a outra para otimizar seus custos. É uma forma fantástica de integração entre as pessoas e temos muito o que aprender com vocês”, afirmou o presidente da Jucepar, Júlio Maito Filho.
Incubadora – O assessor da diretoria da Ocepar e vogal titular da Junta, Guntolf van Kaick fez questão de mencionar aos seus pares de que o sistema possui hoje um incubadora de cooperativas, onde, através de orientação especializada, orienta àquelas pessoas interessadas em constituir cooperativas. “Através desta orientação feita pela Ocepar, os interessados se organizam e com um estudo de viabilidade econômica e mãos verificam se é ou não interessante constituir uma cooperativa. Temos visto processos enviados à Jucepar que faltam informações ou documentos para suas aprovações, fator este que seria facilitado se o interessado tivesse procurado a orientação da Ocepar para isso”, destacou.
Exemplo de democracia – Já o vice-presidente da Fiep, Ardisson Naim Akel disse que o Sistema Ocepar é um exemplo de democracia, onde todas as decisões são tomadas com a aprovação da maioria. “Nestes anos todos de convivência com a Ocepar pude perceber que temos muito que aprender com as cooperativas, principalmente na questão da gestão democrática. A Ocepar é uma entidade sã e com viabilidade. Hoje as cooperativas se tornaram referência para o Brasil, principalmente na agroindustrialização das pequenas comunidades, os exemplos são muitos e não gostaria de nominar para não cometer injustiça. Parabéns pela Jucepar por esta iniciativa louvável”, afirmou Akel.
Parceria fundamental – O presidente da Fecomércio, Darci Piana, destacou as diversas parcerias que já foram realizadas entre a federação e as cooperativas. “O excelente relacionamento que existe com a Ocepar está sendo estreitado ainda mais. Já tivemos a oportunidade de participar de reunião da diretoria da Ocepar, onde apresentamos o que a Fecomércio e o Sesc tem a oferecer para as cooperativas. Além de bem recebidos, pudemos ver que muitas são as parcerias já realizadas ao longo dos anos e mesmo com a criação do Sescoop, elas tem prosseguido. Precisamos cada vez mais maximizar nossas ações e minimizar nossos custos. E a Ocepar tem feito isto com eficiência e precisamos aprender com ela”, destacou.
Bandeira - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, além de agradecer a oportunidade de poder apresentar aos vogais da Jucepar o que as cooperativas representam para economia de nosso estado, fez questão de ressaltar que “o sucesso de hoje é algo que foi construído ao longo dos anos, em especial, pelas pessoas que fazem do cooperativismo a sua bandeira. E que estas parcerias terão continuidade em prol do desenvolvimento harmônico do Paraná e das próprias entidades representativas e que tanto tem realizado”, lembrou. O contabilista e vogal da Jucepar, Paulo Júlio Coelho de Lima que também é membro do Conselho Regional de Contabilidade e da Federação, avalia que a reunião serviu para confirmar aquilo que ele já imaginava: “o cooperativismo paranaense é forte e representativo”. Segundo ele é importante conhecer a atuação das cooperativas, “facilita na hora de julgar um processo. Quando a gente tem um conhecimento específico sobre determinado tema, agiliza a nossa análise”, frisa.