C.VALE INVESTE R$ 10 MILHÕES EM AMIDONARIA
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A C.Vale inaugurou na sexta-feira (2), uma indústria para processamento de mandioca em Assis Chateaubriand. A indústria, implantada numa área de 10 alqueires, às margens da PR 486, que liga o município a Umuarama, tem capacidade inicial para beneficiar 400 toneladas de mandioca por dia, mas a infra-estrutura foi projetada para permitir a ampliação do processamento de matéria-prima para 800 toneladas/dia.
Inovação - Durante discurso para mais de mil pessoas entre políticos, líderes cooperativistas, representantes de empresas, associados e convidados, o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, explicou que a amidonaria irá utilizar processos e conceitos inovadores de industrialização. A maior parte das instalações e equipamentos é de aço inoxidável. A unidade produzirá amido modificado para indústrias de celulose (papel) e medicamentos.
Novas oportunidades - A amidonaria da C.Vale irá absorver a produção de mandioca de um grande número de agricultores da região, a maioria formada por pequenos proprietários. "Vamos criar uma nova oportunidade para que os associados diversifiquem as atividades e aumentem sua renda", diz Lang. Ele entende que é preciso intensificar o processo de agregação de valores para elevar o nível de competitividade dos cooperados e da cooperativa. Lang revelou que o investimento da C.Vale na amidonaria chegou a R$ 10 milhões.
Benefícios - Os investimentos da C.Vale na construção de uma amidonaria em Assis Chateaubriand beneficiarão, além dos cooperados, outros segmentos da comunidade. A arrecadação de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo município crescerá após o início do funcionamento da indústria. Em 2002, a C.Vale e seus associados estão sendo responsáveis por 47,56% do volume de ICMS de Assis Chateaubriand. As atividades da indústria também abrirão novas oportunidades de trabalho. Numa primeira etapa de funcionamento, pelo menos 66 novos empregos serão criados. O presidente da C.Vale aponta que haverá maior movimentação econômica no município com a renda extra dos produtores de mandioca e por conta de atividades paralelas como a circulação de caminhões. "Quando analisamos novos investimentos, observamos os benefícios que eles podem proporcionar. Estes fatores têm peso importante nas decisões da C.Vale", afirma.