C.Vale é destaque nacional em trigo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Riscos climáticos - O presidente da C.Vale/Coopervale, Alfredo Lang, considera o prêmio uma recompensa aos esforço dos produtores de apostar na cultura diante do risco representado pelas variações climáticas, especialmente as geadas. Ele entende que é preciso fazer ajustes no zoneamento agrícola para diminuir o risco de frustrações provocadas pelo clima.
Preços atrativos - Lang avalia, ainda, que o governo brasileiro precisa definir uma política de comercialização que inclua a taxação do trigo estrangeiro, principalmente o argentino, quando o preço for menor que o do produto nacional. Essa medida poderia tornar os preços do trigo mais atrativos, a exemplo do que está acontecendo na atual safra brasileira.
Cadeia produtiva - Para o presidente da C.Vale/Coopervale, outra medida que auxiliaria a cadeia produtiva do trigo seria uma renúncia parcial de impostos sobre produtos ligados ao trigo. Esses recursos ajudariam a financiar a produção e a pesquisa, impulsionando o crescimento do setor tritícola. Lang registra que “a qualidade do trigo nacional é tão boa quanto a do produto importado”. Ele acrescenta que o trigo é importante alternativa para rotação de culturas.