BRASÍLIA: Ocepar leva reivindicações ao Ministro Roberto Rodrigues
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski esteve nesta semana em Brasília, quando participou de reuniões e audiências com autoridades federais e do cooperativismo. Na terça-feira (16), Koslovski, acompanhado do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e do presidente da Fecoagro-RS, Rui Polidoro, participou de uma audiência com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues e do diretor da Secretaria de Política Agrícola do Departamento de Abastecimento Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), José Maria dos Anjos. Segundo Koslovski, o principal assunto tratado com o ministro foi sobre a necessidade de alocação de recursos para amparar a comercialização do trigo. “Apresentamos e discutimos com o ministro, uma série de propostas: contrato de opção, PEP, EGF, AGF, restrições para importação do trigo no período de nossa safra, questão da cabotagem e outros. Ele (Roberto Rodrigues) nos manifestou sobre as dificuldades na obtenção de recursos para operacionalizar os mecanismos de comercialização, contudo, ele solicitou ao Sr. José Maria que buscasse a viabilização do PEP e contrato de opção privado, enquanto se trabalha na questão orçamentária para os outros mecanismos”, relatou.
Moderinfra – O presidente da Ocepar também disse que foi discutido nesta audiência no Mapa, sobre a inclusão do setor da avicultura (aviários, equipamentos, etc.) no Moderinfra, cujo programa de financiamento concede prazo de até 8 anos para amortização dos investimentos. “O Ministro pediu ao seu pessoal que agilizasse o atendimento do pleito”, frisou Koslovski. Outro tema tratado foi a inclusão da soja da Região do Arenito Caiuá no Zoneamento Agrícola deste ano, em face de representatividade que já detém a região no plantio do produto e também sobre recursos para o Seguro Rural, programa de capitalização para as cooperativas de crédito e agropecuárias, preço mínimo para o algodão e recursos de financiamento para a safra foram outros temas debatidos com o Ministro.
Fazenda – O presidente da Ocepar, em conjunto com o presidente da Fecoagro-RS, Rui Polidoro, manteve contato com o assessor especial do Ministério da Fazenda, José Gerardo Fontelles, quando aproveitaram para tratar sobre o trabalho da comissão constituída para liberar garantias dos programas como Pesa e Securitização, Seguro Rural. Koslovski informa que sobre este assunto, Fontelles disse que estão desburocratizando todos os normativos e que há uma previsão de se garantir operações de financiamento totais de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Banco do Brasil – Durante sua passagem por Brasília, o presidente da Ocepar manteve contato com o vice-presidente do Banco do Brasil, Ricardo Conceição, quando pediu que o banco disponibilizasse recursos para amparar a comercialização de trigo. “Provavelmente deveremos ter algum limite para operações de EGF. Solicitamos novamente apoio para amparar as operações de investimentos na área de aviários no programa Moderinfra (prazo 8 anos). Disse que vai nos auxiliar na solução desta questão. Tratamos ainda sobre o programa de capitalização para as cooperativas de crédito e agropecuárias”, informou Koslovski.
Japão – O presidente da Ocepar também participou na noite do dia 16 de uma recepção oferecida pela Embaixada do Japão, oportunidade esta em que estiveram presentes o deputado federal, Moacir Micheletto, o deputado estadual, Luiz Nishimori, o ex-ministro Alysson Paulinelli, presidente da Faep, Ágide Meneguette e o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e um representante do Ministério da Agricultura. Na ocasião foram discutidas propostas apresentadas pelo deputado Micheletto, para a realização de um seminário com a presença de empresários paranaenses e japoneses, no sentido de discutir ações comerciais de interesse dos dois países. O evento deverá ser realizado em novembro no estado do Paraná. Detalhes serão discutidos entre as entidades, governo estadual, deputados e o Ministério da Agricultura.