BOM JESUS REALIZA ASSEMBLÉIA DOS 50 ANOS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença de aproximadamente 1.000 pessoas, entre cooperados, familiares, lideranças e convidados, foi realizado no sábado (16), a assembléia geral ordinária da Cooperativa Mista Bom Jesus, com sede na Lapa, que além de aprovar a prestação de contas de 2001 e metas para este ano, marcou o início das comemorações dos 50 anos de fundação da cooperativa. Para o agropecuarista, Luiz Roberto Baggio, presidente da Bom Jesus, o ano de 2001 foi um marco importante no avanço patrimonial, que permitiu o aumento da capacidade de armazenagem, secagem de grãos e produção de sementes da cooperativa nestas cinco décadas.

Faturamento - Hoje, com 2.159 associados, 200 funcionários - técnicos, administrativo e operacional - a cooperativa atua em 20 municípios da região Sudeste, com unidades em 10 deles. De acordo com Baggio, a Bom Jesus está entre as três primeiras cooperativas com melhor desempenho econômico-financeiro no Paraná em cinco anos consecutivos. A Bom Jesus fechou o ano de 2001 com faturamento de R$ 68 milhões, 36% superior ao ano anterior e com um aumento no recebimento da produção (grãos), cerca de 38% maior que em 2000.

Sobras - Estes números comprovam a invejável evolução que a cooperativa conquistou no ano que passou, proporcionando sobras no valor de R$ 1.318.870,00 e que foram colocadas a disposição da assembléia. Sensíveis ao esforço da atual diretoria em investir cada vez mais para o crescimento da cooperativa, os cooperados decidiram distribuir 20% das sobras e o restante destinar aos novos investimentos, como por exemplo, a aquisição da antiga sede da Ambev na Lapa e ampliação de unidade e secador para 100 toneladas e três silos para 120 mil sacas na unidade de São Mateus do Sul.

Convidados - Entre os convidados ilustres da assembléia da Bom Jesus, estavam, Roberto Rodrigues, ex-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Aliança Cooperativa Internacional, Sociedade Rural Brasileira, secretário de Agricultura do Estado de São Paulo e, atualmente, presidente da Abag - Associação Brasileira de Agribusiness; Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB, João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar, e Seno Cláudio Lunkes, presidente do Conselho Deliberativo da Sicredi Interestadual e da Sicredi Central do Paraná. Também prestigiaram a assembléia os prefeitos da Lapa, Paulo César Furiatti e de São Mateus do Sul, Luís Adyr Gonçalves Pereira e o deputado estadual, Hidekazu Takayama e o Eng. Agrônomo Renato Possebon, diretor técnico da Codapar.

Homenagens - Após a prestação de Contas da diretoria relativa ao exercício de 2001 e sua aprovação, o líder cooperativista, Roberto Rodrigues realizou uma brilhante palestra em que falou sobre a fundamental importância do cooperativismo no contexto sócio-econômico e político no mundo contemporâneo. Em seguida foram feitas algumas e importantes homenagens. Entre elas, aos ex-presidentes da cooperativa, aos associados mais antigos ainda em atividade e aos 10 colaboradores com mais de 20 anos de atuação na Bom Jesus, além da entrega de uma placa ao cooperativista Roberto Rodrigues, como agradecimento por tudo aquilo que ele tem feito em defesa do sistema, a nível nacional e mundial.

Conteúdos Relacionados