BETO RICHA
- Artigos em destaque na home: Nenhum
COLIGAÇÃO PARANÁ DE TODOS NÓS - (PSDB/PFL/PSL/PAN)
Beto Richa nasceu em Londrina, em 1965. É filho de José Richa, formado em engenharia civil. É casado e tem três filhos. Elegeu-se deputado estadual em 1995 e 1998 e é vice-prefeito de Curitiba eleito em 2000, tendo assumido a Secretaria de Obras Públicas do município em janeiro de 2001, desligando-se em outubro.
Renovação política - Em seu pronunciamento na Ocepar, o deputado Beto Richa disse que a sua candidatura representava a renovação política paranaense, pois há uma tendência por algo novo no setor. Afirmou que o Paraná tem perdido, por falta de empenho dos seus governantes, importantes soluções no cenário político nacional. "Eu estou me propondo a recuperar essa importância política", frisou Richa, lembrando que os estados do Nordeste têm mais representatividade política que o Paraná. Citou o exemplo de Santa Catarina onde o governador e os três senadores, apesar de serem de partidos políticos diferentes, se unem na defesa de projetos de interesse do Estado. "Estou me propondo a fazer essa aglutinação política e tenho experiência política", frisou.
Preparado para governar - Parte de seu pronunciamento objetivou refutar o argumento de adversários políticos de que não tem experiência. Afirmou que a sua experiência começou na convivência política com seu pai, que se dava "em ambiente político saudável" e em dois mandatos legislativos, onde foi um dos deputados que mais apresentou propostas, além de sua experiência à frente da Secretaria de Obras do município de Curitiba. "Me sinto preparado para governar o Estado", frisou.
Educação, saúde e agroindústrias - A erradicação do analfabetismo, em torno de 10% hoje, e o ensino médio profissionalizante, são duas prioridades de Beto Richa na área da educação. Na área de saúde, deverão ser identificados hospitais de referência nas regiões do Estado, para atendimento da população. A agroindústria também merecerá atenção especial, como estratégia para evitar a migração e agregar valor à produção primária. A agência do empreendedor, que terá como objetivo centralizar as ações de todos os órgãos que atuam como indutores do empreendedorismo, será uma das preocupações do governo de Beto Richa. Essa agência deverá ser facilitadora do acesso ao crédito aos empresários que buscam financiadores aos seus empreendimentos.
Turismo rural e segurança pública - Incentivar o turismo rural, aproveitando todo o potencial do Paraná, é uma forma de ampliar o emprego. "O investimento neste setor impacta em 54 outros setores", afirmou, mostrando que esse setor dá respostas rápidas na geração de empregos. Quanto à segurança pública, seu governo prevê a contratação de 6 mil policiais, dos quais 4 mil militares e outros 2 mil civis. No entanto, disse que não adianta apenas ter um aparelho policial eficiente, mas é preciso implantar uma política de desenvolvimento que gere emprego, evitando que as pessoas desempregadas caiam na marginalidade para sobreviverem.
Agricultura, a base da economia - A agricultura é a base da economia paranaense, produzindo cerca de 25% dos grãos do Brasil, 74% das exportações paranaenses e cerca de 33% do PIB interno. É preciso incentivar a agroindústria, pois esta gera mais renda, e promover a equiparação tarifária entre os Estados, evitando as disputas que acabam prejudicando os produtores, disse Beto Richa. O seguro agrícola é outro compromisso de Beto Richa, que prometeu apoio do governo junto à bancada federal do Paraná, para que seja aprovado no Congresso. A sanidade animal e a rastreabilidade, itens de suma importância para que o Paraná se destaque como exportador, terão atenção especial do seu governo. O programa Arenito Caiuá, que esta devolvendo à produção uma extensa região do Paraná, também merecerá atenção especial do governo Beto Richa.
Algodão - O candidato Beto Richa respondeu a diversas perguntas formuladas por dirigentes das cooperativas. Indagado sobre a não regulamentação, pelo governo do Paraná, da lei que estabelece incentivos fiscais à produção e industrialização do algodão do Paraná, equiparando a situação à do Mato Grosso, Beto Richa respondeu que vai lutar para que essa lei seja regulamentada.
Pedágio - Disse que está sendo muito cobrado quanto ao pedágio, que considera demagogia extinguir. Mas acha correto fazer uma avaliação e discutir os custos com a sociedade, especialmente com o setor primário da economia, buscando uma tarifa mais justa.
Cooperativas de crédito - Reconheceu a importância das cooperativas de crédito, como repassadoras de recursos aos agricultores, que precisam ser apoiadas, inclusive com apoio de legislação. "Temos que incrementar, ampliar seu leque de ação. O Estado pode ser parceiro", frisou.
Meio ambiente - Indagado sobre dificuldades de entendimento entre representantes de produtores e instituições do Estado na implementação de normativos relacionados com o meio ambiente, Beto Richa afirmou que "a preservação do meio ambiente é importante", mas tem que se buscar medidas que conciliem a necessidade de produção e de preservação.
Cooperativas de trabalho - Reconheceu a importância das cooperativas de trabalho, que atravessam dificuldades por causa do alto custo do ISS e severa perseguição por parte do Ministério do Trabalho. Prometeu apoiar todas as iniciativas que busquem soluções aos problemas que afetam o setor.