BATAVO: Dia do Campo Limpo Cooperjovem vai mobilizar 325 crianças
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Trezentos e vinte e cinco alunos do 4º ano do ensino fundamental, além de diretores, orientadores e professores das escolas que integram o Programa Cooperjovem em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais, participam, nesta quinta-feira (11/08), no Parque de Exposições Batavo, do Dia do Campo Limpo Cooperjovem, promovido pela Batavo Cooperativa Agroindustrial, em parceria com o InPEV, Assocampos e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Programação - O evento conta com a apresentação teatral Plantando o 7, que ressalta a importância do uso correto e seguro dos produtos agroquímicos, estimulando a adoção de sete hábitos de atuação responsável: transporte seguro; aquisição do produto através de receituário agronômico; armazenamento; preparo da calda; uso do Equipamentos de Proteção Individual (EPI); destinação de sobras e embalagens vazias e tecnologia de aplicação. Os participantes também farão uma visita à maquete da Assocampos, que explica o processo de logística reversa das embalagens que vem do campo. Ainda como parte das atividades, os alunos participam do concurso de desenho e redação, valendo premiações. Um grupo de 235 estudantes participa das atividades na parte da manhã e outros 90 à tarde.
Dia Nacional do Campo Limpo – O Dia Nacional do Campo Limpo será comemorado no próximo dia 18 de agosto em todo Brasil. O principal objetivo da data é levar as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente, por meio de um exemplo de sucesso que é o Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas). A iniciativa une escolas, agricultores, distribuidores, indústrias, autoridades e a comunidade para divulgar a preservação ambiental no campo e os bons resultados do programa de destinação de embalagens, que é referência no Brasil e exemplo para o mundo, ao destinar de forma ambientalmente correta 94% das embalagens plásticas vazias que são comercializadas anualmente.
Envolvimento - De acordo com Caio Fernandes, da inpEV - instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, desde a primeira edição do Dia Nacional do Campo Limpo, em 2005, foi contabilizado o envolvimento de mais de 500 mil pessoas nas ações coordenadas pelas unidades de recebimento de todo o pais. Ele ainda completa, “a data é a principal ação de mobilização promovida pelos diversos atores do Sistema Campo Limpo e reforça o comprometimento dos envolvidos com a educação ambiental das futuras gerações e com preservação do meio ambiente por um campo mais limpo”. Em 2011 estima-se que mais 150.000 pessoas sejam atingidas pelas ações.
Realização – O Dia Nacional do Campo Limpo é uma realização das centrais de recebimento de embalagens vazias e do inpEV, com apoio de seus associados e da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Agrícolas (Aenda), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), Associação Nacional de DefesaVegetal (Andef), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag). Prefeituras, governos e diversos parceiros locais também somam esforços no apoio. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Cooperativa Batavo)