Banco do Brasil renova operações de crédito com a Batávia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Banco do Brasil anunciou na quinta-feira (19), de que a diretoria da entidade aprovou a renovação de suas operações de crédito junto a Batávia. Na opinião do presidente da Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, "esta atitude pode ser interpretada como um importante voto de confiança do banco na atual administração da empresa, hoje controlada pelas cooperativas Capal (de Arapoti), Castrolanda (de Castro), Batavo (de Carambeí), que integram a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda. (CCLPL) e pela Agromilk, de Santa Catarina", afirma. Para o líder cooperativo, esse apoio do Banco do Brasil dará maior tranqüilidade para o mercado e para os produtores cooperados e também aos fornecedores da Batávia S.A..
Situação financeira - Koslovski lembra do importante apoio dado pelo Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pela Ocepar e deputados federais que integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Na semana passada aconteceu em Curitiba, na sede da Ocepar, uma reunião entre o presidente em exercício do Banco do Brasil, Ricardo Conceição, com o atual presidente do Conselho de Administração da Batávia, Jacob Carol Vink, presidente da Ocepar e dirigentes do Banco do Brasil e das cooperativas acionistas da empresa. Na ocasião, foi apresentado ao BB uma "radiografia" da situação financeira da empresa onde os números indicam que ela está operando com capacidade plena..
Segurança - Para o presidente da CCLPL e do Conselho de Administração da Batávia, Jacob Carol Vink, este importante apoio do Banco do Brasil nesta hora tranqüiliza a todos e de que as atividades da empresa continuam normalmente, "afinal - lembra o dirigente -, a Batávia S.A, desempenha um papel importante na economia paranaense, onde no município de Carambeí, gera mais de 1.700 empregos diretos. Segundo dados da Prefeitura Municipal, um em cada dois trabalhadores da cidade recebe salário da Batávia ou das cooperativas ligadas à empresa e é responsável por 65% da receita do município.
Líder
no mercado - A Batávia é líder do mercado de refrigerados
(iogurtes, petit suisse, sobremesas e bebidas lácteas), na região
Sul, com 20% de participação. No Paraná, destaca-se ainda
mais, com 26% do mercado de refrigerados e 29% do segmento de iogurtes. Outro
segmento que lidera é o de achocolatados prontos para beber, com a marca
Choco Milk, que detém 58% do mercado paranaense e 35% da região
Sul.