Aspectos, legais, técnicos e comerciais serão debatidos em Maringá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Segundo o gerente técnico econômico, Flávio Turra, a iniciativa do Sistema Ocepar, de promover no próximo dia 12 de maio (quinta-feira), no auditório da Cocamar, em Maringá este primeiro “Seminário sobre Soja Transgênica”, tem como objetivo debater com pesquisadores, especialistas e profissionais das áreas técnica e comercial das cooperativas paranaenses, analisar o cenário do agronegócio no Paraná, no Brasil e no mundo, com a liberação do plantio de Organismos Geneticamente Modificados (OGM´s), através da Lei da Biossegurança, aprovado e sancionada no início deste ano. “Com esta lei – lembra Turra – acabou a polêmica, as intermináveis discussões se éramos a favor ou contra, deixamos os aspectos ideológicos fora do contexto e passamos a analisar de uma forma técnica e profissional. Por isso é que acontecerá este seminário, num momento oportuno para que as cooperativas e seus profissionais possam ter indicativos de como o mercado irá se comportar e quais as vantagens de se utilizar esta nova tecnologia ou continuar com a convencional”, avalia Flávio.

Importância - Turra ainda ressalta que é importante que as cooperativas enviem seus profissionais para este seminário em Maringá, afinal, “como é um evento específico para profissionais de agronomia, é importante que eles estejam preparados, com um maior conhecimento para orientar os produtores, evitando-se assim possíveis problemas futuros. Além disso, estará sendo discutido o futuro da soja transgênica e não transgênica quais os mercados para estes dois produtos”. A expectativa é que participem deste seminário cerca de 100 profissionais de cooperativas e as inscrições encerram no dia 10 de maio e podem ser feitas pelos seguintes e-mail´s: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (41) 352.2276.

9 às 10 horas

Legislação de Biossegurança:
Aspectos legais a serem observados pela pesquisa, produtor comercial e de sementes, comerciante, exportador, indústria, transportador e consumidor, como o papel da CTNBio, fiscalização, rotulagem e uso do glifosato.

Marcus Vinicius Segurado Coelho - DDIV/MAPA

10 às 11 horas

 Soja Transgênica - Aspectos Agronômicos:

As características e o comportamento das variedades de soja transgênica da Embrapa disponíveis para a safra 2005/06, por Lineu Domit, da Embrapa Soja.

As características e o comportamento das variedades de soja transgênica da Coodetec disponíveis para a safra 2005/06, por Marco Antônio Rott de Oliveira - Coodetec

11:15 às 12:15 horas

Manejo da cultura comercial da soja transgênica: problemas, soluções e desafios, por José Ruedell - Fundacep/RS.

14 às 15 horas

Manejo de herbicidas na cultura da soja transgênica e resistência de plantas daninhas, por Joaquim Mariano da Costa - Coamo.

15:20 Às 16 horas

Soja Transgênica - Aspectos Econômicos - Comparativo de custos de produção entre soja convencional e transgênica, por Fernando Adegas - Embrapa-Soja

16 às 17:30 horas

Soja Transgênica - Aspectos Comerciais - mercados consumidores,  diferencial de preços, tendências: rotulagem, segregação e rastreabilidade, por Enrique Traver - Diretor Geral  da Importadora, Exportadora e Indústria de Óleos Ltda.

Conteúdos Relacionados