Artigo: O exemplo que vem do Ceará

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Por João Paulo Koslovski (*)

Durante esta semana aconteceu em Fortaleza, no Ceará, a 11ª Frutal - Semana Internacional da Fruticultura e Agroindústria, evento que anualmente reúne as principais instituições públicas e privadas com o objetivo de discutir com especialistas, pesquisadores e produtores os destinos deste importante setor.

Neste ano, o tema escolhido pelos organizadores da Frutal 2004 foi “Exportação e Cooperativismo” e como não poderia deixar de ser, foi assunto para debates e várias palestras. Durante a Frutal também foi realizada uma reunião com presidentes das Organizações Estaduais (OCE´s) para debater questões de atuação do próprio sistema.

Paralelo as palestras e debates, acontecia no Centro de Convenções da capital cearense uma Feira, onde a Organização das Cooperativas do Estado do Ceará (OCEC) e a OCB organizaram um estande com a exposição dos mais diversos produtos de cooperativas brasileiras e também com publicações sobre seus ramos de atuação.

Por tudo que vi em mais esta Frutal, gostaria de destacar o excelente trabalho realizado pelo governo do Ceará, onde, com a efetiva participação do setor produtivo privado na implementação de projetos de irrigação, possibilita aos produtores a adoção de tecnologias para a produção de flores e de frutas como melão, mamão e banana, inúmeras outras espécies que vem conquistando uma posição de destaque no abastecimento interno e no mercado internacional.

Com o apoio do presidente da OCEC, João Nicédio Alves Nogueira, tive a oportunidade de visitar in loco dois destes projetos na região dos municípios de Quixeré, Limoeiro do Norte e Russas, um dos quais já em pleno funcionamento e outro em processo de licitação. Projetos que por sua grandeza e importância social e econômica para aquela região muito nos impressionou.

Vale destacar que a Organização Estadual do Ceará tem feito um trabalho muito importante na divulgação e disseminação destes projetos, que são uma excelente alternativa para os pequenos agricultores, os quais, certamente num futuro próximo, estarão organizados sob forma de cooperativas, para assim alavancar as ações ainda necessárias de um processo maior que possa agregar valor à produção, quer através das exportações, quer através da industrialização.

Vale a pena conhecer o trabalho que vem sendo feito pelo Ceará na área de frutas e flores, pode ser um excelente indicativo de intercooperação das nossas cooperativas.

(*) Presidente do Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados