ANS criará ranking de planos de saúde
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai lançar hoje um programa de qualificação para o setor que irá criar um ranking semestral das melhores operadoras de planos de saúde do País. A avaliação será baseada, prioritariamente, no desempenho das empresas na qualidade da assistência prestada (atenção à saúde) e na oferta de ações de prevenção a doenças.
Melhoria - O diretor-presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, adiantou ontem ao Estado que o objetivo é mudar a forma como a maioria das operadoras trabalha hoje, ampliando o foco para além dos aspectos econômico-financeiros. "É um novo rumo para o setor. Hoje existe a idéia de que só é possível melhorar a situação financeira da empresa aumentando as mensalidades, o número de internações e de exames. Mas o equilíbrio pode ser alcançado associado à melhoria da qualidade da atenção à saúde, por meio, por exemplo, de medidas preventivas", disse Santos, durante o 1º Seminário de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças na Saúde Suplementar, realizado no Rio.
Fases - O ranking será implantado em três fases, e a primeira deve incluir 34 indicadores de qualidade. Para elaborar o índice de desempenho, que vai variar de 0 a 10, a ANS utilizou critérios internacionais e nacionais, baseados em quatro aspectos: atenção à saúde (50%), econômico-financeiro (30%), estrutura e operação (10%) e satisfação do usuário (10%). (O Estado de S. Paulo)