ANIVERSÁRIO: O cotidiano da Ocepar no seu 37º aniversário

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Atuando em diversas frentes como sempre fez no seu cotidiano, a Ocepar comemorou assim, ontem (2/04), seu 37º aniversário de constituição. Embora a estrutura de pessoal de hoje seja maior que a de 1971, quando iniciou suas atividades, e a sede seja nova, os objetivos permanecem os mesmos dede aquela data, ou seja:

        Realizar estudos, diretamente ou em colaboração com terceiros e propor soluções para problemas ligados com o desenvolvimento da estrutura organizacional e funcional das cooperativas, colaborando desta forma com o governo em suas tomadas de decisões e medidas no que respeita ao cooperativismo e à estrutura sócio socioeconômica geral;

        Promover a divulgação do sistema cooperativista, fomentando a criação, racionalizada, de sociedades cooperativas nas suas várias modalidades e categorias.

Ações - Para alcançar esses objetivos traçados há mais de três décadas e meia atrás, a Ocepar atua em diversas frentes. Ontem (02/04), no dia do seu aniversário, não foi diferente. O presidente João Paulo Koslovski voltou de Brasília onde participou de negociações para o alongamento do endividamento rural. O superintendente José Roberto Ricken e o superintendente adjunto Nelson Costa receberam o coordenador de Zoneamento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Francisco José Mitidieri, e atenderam dezenas de ligações de dirigentes de cooperativas que buscaram, na Ocepar, apoio para resolver os mais diversos problemas. Além dos preparativos para a Assembléia Geral Ordinária que acontece na segunda-feira, dia 07/04, no auditório do Sistema Ocepar. O gerente Técnico e Econômico da Ocepar, Flávio Turra, permaneceu em Brasília para acompanhar as negociações do endividamento rural. A equipe de profissionais atendeu entrevistas com a imprensa e também sobre a participação da entidade num importante evento neste final de semana, na Expo Londrina.

Autogestão - Hoje, um importante "braço" do sistema cooperativista brasileiro é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), constituído em outubro de 1999 no Paraná, realizou,  apenas no ano de 2007 cerca de 2.926 eventos em todo o estado que mobilizaram mais de 120 mil pessoas. A propósito, ontem (02/04), em Pato Branco, a equipe da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop-PR, sob a gerência de Gerson Lauermann, realizou mais uma reunião visando dar continuidade ao processo de apresentação do novo sistema de autogestão. Internamente, outros profissionais deram seqüência a estudos relacionados com o desempenho das cooperativas, especialmente as pequenas.

Pessoas - A Gerência de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná, tendo à frente Leonardo Boesche acertou no dia ontem os últimos preparativos para o Elicoop Jovem - Encontro da Liderança Cooperativa que ocorre nesta quinta e sexta-feira em Curitiba, além de cuidar do planejamento da execução de centenas de cursos programados para os próximos meses e que vão redundar na formação de mais de 120 mil pessoas neste ano.

Comunicação - O dia também foi movimentado para os profissionais da Assessoria de Comunicação (Ocepar e Sescoop-PR), que atuam diariamente visando "promover a divulgação do sistema cooperativista", através de suas diversas frentes: informativo Paraná Cooperativo (diário), revista Paraná Cooperativo, atendimento à imprensa, atualização do conteúdo da página na Internet, preparação de entrevistas para rádio, textos, publicações, entre outras. Aliás, em 1971 a comunicação da Ocepar com as cooperativas era feita de forma muito diferente, por telefone, muito restrito. Depois veio a ajuda do rádio, mais tarde substituído pelo Telex.

Informática - Nos anos 80 chegou o computador e, na década de 90, a Internet, hoje um instrumento indispensável em qualquer organização. Na Ocepar e Sescoop-PR, a área de Informática conta com três profissionais que, além de outras tarefas, administram toda a demanda de comunicação eletrônica, cujo resultado é a expedição de mais de 2 mil correios (e-mail). A equipe ainda tem a árdua tarefa de bloquear milhares de tentativas de entrada de vírus. Sem a Internet, se a Ocepar não pararia, com certeza andaria muito lentamente no mundo contemporâneo.

Biblioteca- Atualmente, o Sistema Ocepar conta também com uma Biblioteca, que tem inúmeras responsabilidades, além da de administrar as publicações (aquisição, catalogação, distribuição, empréstimos): licitações, traduções, publicações, pesquisa bibliográfica, entre outras. É impossível trabalhar bem sem o apoio deste setor de informação que atende, inclusive, a demanda das cooperativas associadas.

Administração - O Sistema Ocepar é constituído pela Ocepar, pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e pela Fecoopar - Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, instituições que têm em comum o mesmo presidente e funcionam no mesmo endereço. Mas, por exigência legal, têm áreas administrativas e financeiras separadas, cada qual cuidando dos seus interesses. Como em todas as organizações, essas áreas fazem um trabalho de retaguarda, sem muito alarde. Se tudo está quieto, significa que tudo anda bem, de acordo com os padrões de eficiência administrativa e contábil. Sem o apoio dessas áreas, a Ocepar, o Sescoop e a Fecoopar não funcionariam. Não podemos deixar de esquecer o trabalho de secretaria, que atendem as demandas da diretoria, sempre atentas a agenda do presidente e superintendentes, além dos inúmeros contatos diários, expedição de ofícios e respondendo aos mais diversos chamados. Das telefonistas, recepcionistas e dos responsáveis pela guarda dos veículos na área de estacionamento e também das zeladoras e do inigualável cafezinho servido diariamente na casa do cooperativismo paranaense. Pessoas que fazem a diferença, com certeza.

Assessoria jurídica - Em quantas frentes atua a Assessoria Jurídica da Ocepar? Há 14 ações em trâmite na Capital e interior. São negociações e pareceres, dos mais diversos, além de consultas jurídicas. Assessoria jurídica também atua nas negociações sindicais e atende  às demandas da diretoria e gerências. Participa de reuniões visando a reforma tributária, entre outros assuntos envolvendo os interesses da Ocepar, do Sescoop, da Fecoopar e das cooperativas.

Assessores - A Ocepar de hoje conta, ainda, com dois assessores terceirizados, com vasta experiência e conhecimento na área do cooperativismo: Guntolf van Kaick, que foi o primeiro presidente da organização, e Wilson Thiesen, que também foi presidente da Ocepar e da OCB. A diretoria conta com a experiência desses assessores para inúmeras missões, inclusive de representação do sistema na Junta Comercial do Paraná e Conselho de Contribuintes. E não se pode esquecer do primeiro e mais antigo funcionário da ativa, o Tadeu Duda, auditor interno contratado. Há 37 anos, quando a Ocepar foi constituída, Duda atuava no Incra, e é um dos promotores da constituição da Ocepar. Depois a organização o contratou e não pode mais prescindir de seu profissionalismo.

A razão da existência - Diante da repercussão externa do seu trabalho, pode-se afirmar que a Ocepar é um caso de sucesso. O trabalho é reconhecido dentro e fora do estado, "em função do seu nível de profissionalização e busca da satisfação das necessidades das cooperativas", afirma o presidente João Paulo Koslovski. "Sempre temos que estar focados na demanda das cooperativas. Foi nesta visão que o Sistema Ocepar se fortaleceu, no atendimento da demanda das bases. Devemos isso ao apoio, sensibilidade e dedicação das cooperativas, pelo que elas fazem na base em atendimento aos mais de 450 mil cooperados", finaliza o dirigente.

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