ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Não comece uma dieta, comece um estilo de vida
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os resultados do programa Alimentação Saudável do Sistema Ocepar foram apresentados na última sexta-feira (08/12) pela nutricionista Marcília Fabri Woidello, do programa Cuide Mais, do Sesi Paraná, parceiro da iniciativa. Segundo a profissional, em seis meses de aplicação do programa na entidade, 40 pacientes foram atendidos, com consultas individuais, orientação nutricional e acompanhamento de exames, peso e medidas.
Estilo de vida - A nutricionista falou sobre o mote do programa – “Não comece uma dieta, comece um estilo de vida” – provocando a reflexão. Segundo ela, as pessoas não devem se preocupar apenas com o peso, mas com hábitos alimentares mais saudáveis. Para isso, Marcília passou algumas orientações e dicas: organizar as compras, testar novas receitas, consumir mais alimentos in natura, ler os rótulos dos produtos antes de comprar, fazer melhores escolhas e incluir a atividade física na rotina.
Prato saudável - “Uma dica simples, que todos podem e devem seguir, é adotar o modelo do prato saudável: 50% do prato deve ser composto por vegetais crus e cozidos, 25% por proteína e 25% por carboidrato”.
Exames laboratoriais - Ainda segundo a nutricionista, a realização de exames laboratoriais é muito importante para identificar ou prevenir doenças como diabetes, pressão alta, obesidade, entre outras. Além disso, a profissional ressaltou a importância de as pessoas prestarem atenção nos sinais clínicos do corpo. “Dores de cabeça frequentes, insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, por exemplo, podem ser indícios de alguma enfermidade que precisa ser investigada e tratada”, observou. E enfatizou: “É importante ter em mente que são as escolhas de hoje que vão determinar as perspectivas de vida no futuro”.