ALEP: Funcionamento das cooperativas-escolas avança para potencializar colégios agrícolas no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O funcionamento de cooperativas-escolas nos colégios agrícolas e florestais da rede estadual de ensino do Estado foi aprovado pelos parlamentares, na sessão plenária, dessa terça-feira (13/06), da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A intenção do projeto do Governo é dar mais autonomia às fazendas-escola.
Eficiência e agilidade - Segundo o Poder Executivo, com a proposição 375/2023, será possível garantir maior eficiência e agilidade às demandas dessas instituições, possibilitando a comercialização de produtos e gerando recursos a serem utilizados na própria entidade. E, ainda, proporcionar o contato dos estudantes com novas tecnologias utilizadas no campo por meio de parcerias no ramo do agronegócio, promovendo a utilização mais eficiente dessas áreas.
Total - A rede estadual do Paraná conta com 23 colégios agrícolas em diferentes municípios, com produção de grãos, hortaliças e itens de proteína animal. Com o projeto, o funcionamento das Cooperativas-Escola visa à realização de projetos e ações promocionais, educacionais e comunitárias, de práticas produtivas, de gestão, comercialização e cooperativismo. As atividades englobam o plantio e colheita de grãos, manejo pecuário, aquisição de insumos e equipamentos agrícolas, atividades pedagógicas, visitas técnicas, melhorias de estrutura física, dentre outras.
Segundo turno - A proposta foi aprovada em segundo turno, na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Uma subemenda de Plenário não foi acatada, recebendo 32 votos contrários e oito favoráveis. “Inviabiliza o projeto, porque veda a parceria com entidades com fins lucrativos”, explicou o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri (PSD).
Parcerias - Assim, ficou mantida a possibilidade de se “estabelecer parcerias com entidades privadas com ou sem fins lucrativos, no intuito do fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, implantação e desenvolvimento de tecnologias, manutenção e melhorias nas estruturas, insumos e incorporação de bens móveis de equipamentos e material permanente”. (Assessoria de Comunicação Alep)
FOTO: Orlando Kissner / Alep