AGRO: Para facilitar ao cooperado, Cocamar oferece logística para correção do solo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de 5 mil toneladas de calcário já foram aplicadas em propriedades de produtores cooperados da Cocamar, desde maio último, quando a cooperativa deu início ao programa Calcário + Produtividade, de incentivo e conscientização ao uso do corretivo nas regiões onde atua, que compreende os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Essencial - “Em solos não corrigidos adequadamente com calcário e outros corretivos, como gesso, o investimento do produtor em tecnologias para o aumento da produtividade das lavouras fica comprometido”, declara o coordenador de agricultura digital da cooperativa, engenheiro agrônomo Victor Wilson Palaro.

Logística - Só conscientizar os produtores, no entanto, não basta. Muitos deles deixam de corrigir o solo, periodicamente, porque isso demanda uma série de providências que impõem algumas dificuldades, como uma correta coleta de amostras para análise em laboratório e uma eficiente aplicação com maquinários específicos. Para facilitar e apoiá-los em relação a isso, a Cocamar desenvolveu uma avançada logística com prestadores de serviços especializados, reunidos no projeto Produto Aplicado.

Amostragem - Assim, quando decide fazer uma análise de solo para levantar as eventuais deficiências nutricionais, o produtor deixa a coleta de amostras por conta de uma equipe de profissionais especializados que se utilizam de quadriciclos e fazem esse serviço na profundidade, quantidade e distanciamento necessários para que o resultado seja o mais fiel possível à realidade.

Aplicação - Numa segunda etapa, de acordo com o que for apresentado na análise, a calagem e a gessagem são realizados com equipamentos adequados para uma aplicação precisa e sem desperdícios.  (Fotos: Assessoria Cocamar)

Conteúdos Relacionados