AGRO: Mais de 20 mil pessoas prestigiam a 49ª Expoleite, evento que fortalece a bacia leiteira dos Campos Gerais do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

capal 24 07 2023A Expoleite, tradicional feira do Gado Holandês, chegou à sua 49ª edição com a presença massiva de visitantes vindos de diferentes cidades. Neste ano, o evento, promovido de 13 a 15 de julho pela Capal Cooperativa Agroindustrial, atraiu mais de 20 mil pessoas em Arapoti (PR), município que integra a região dos Campos Gerais, considerada a segunda maior bacia leiteira do Brasil. Quem acompanhou o desfile do gado e as sessões de julgamento da Raça Holandesa entende o reconhecimento que a região recebe, visto a qualidade genética dos rebanhos criados pelos pequenos, médios e grandes produtores locais. A abertura da feira, realizada no dia 13, contou com a presença de autoridades, patrocinadores, presidentes de diversas cooperativas e do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti.

Julgamento - No julgamento, os principais critérios analisados para a consagração do gado vencedor são a força leiteira, o sistema mamário (úbere), as pernas, os pés e a garupa do animal. Ao todo, são 16 categorias que compõem a premiação, divididas entre Gado Jovem e Adulto, e as variedades Preto e Branco (HPB) e Vermelho e Branco (HVB). No total, adentraram à pista da Expoleite 207 animais, incluindo o Clube de Bezerras e os 15 animais da raça Jersey que desfilaram em caráter demonstrativo.

Gado adulto HVB - Na categoria Gado Adulto HVB, a Grande Campeã foi a vaca Adrimar Baronesa Swingman 1207 FIV, do cooperado Adriaan Frederik Kok, e a Reservada - título atribuído ao 2º lugar - foi para Constentation Hilux Attico, do casal pecuarista Alessandro H. Dekkers e Marisa C. Dekkers. Já entre o Gado Adulto HPB, a Grande Campeã foi o animal BUR JR. Mcdougal Cristina 3474, pertencente aos produtores Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, e a Reservada foi a vaca Halley Ruivinha Fortune 51 TE, de Ronald S. Elgersma e Nicolaas A. Elgersma, ambos associados da Capal. A etapa do julgamento realizada na Expoleite é credenciada junto à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) e integra o Circuito Nacional da Raça Holandesa.

Juiz de pista - Neste ano, o juiz de pista convidado para o julgamento foi o canadense Kyle Rivington, que se diz impressionado com o alto nível dos gados brasileiros. “Tanto em qualidade quanto em quantidade, a variedade Vermelho e Branco, por exemplo, achei superior ao que vi no Canadá, meu país de origem. Também destaco como os animais mantêm os aprumos mais corretos e funcionais. E além do gado, gostei muito do clima amistoso entre os produtores, claro que existe a competição, mas notei que todos são muito unidos. Aqui na Expoleite tem uma atmosfera diferente de todos os lugares que vi”, declara.

Clube de Bezerras - O Clube de Bezerras, projeto da Capal que há mais de 35 anos fomenta nas crianças o interesse pela pecuária leiteira, é uma das atrações mais aguardadas da Expoleite. Neste ano, o Clube contou 12 participantes que conduziram suas bezerras na pista para a avaliação técnica do júri. Na categoria Júnior, o vencedor foi Rhayson Tailler dos Santos Ferreira, 9 anos, e na categoria Sênior, quem recebeu a maior pontuação foi Estefâni Vitória da Silva Campos, de 12 anos de idade.

Prêmio Qualidade do Leite - Ainda no campo das premiações, a Capal anunciou os cooperados vencedores do Prêmio Qualidade do Leite, que nesta edição também estendeu a honraria aos produtores de leite residentes no estado de São Paulo. Além do prêmio de reconhecimento e brindes, os primeiros lugares das 12 categorias receberam uma televisão de 32 polegadas, oferecida pela parceira MSD.

Total - Ao todo, 36 produtores associados da cooperativa foram gratificados na premiação. Os critérios de análise para definir os vencedores do Prêmio de Qualidade Capal são a qualidade sanitária (CCS e CBT) e os contaminantes do leite. O período de avaliação foi realizado mensalmente, de julho de 2022 a junho deste ano. Já no Concurso de Silagem de Milho, promovido pela Fundação ABC, o cooperado Marius Cornelis Bronkhorst ficou em 1º lugar, seguido por Ronald Steffen Elgersma (2º lugar) e Fernanda Krieger Bacelar Pereira (3º lugar), todos moradores de Arapoti.

Encontro de Suinocultores - A 49ª Expoleite também contou com o Encontro de Suinocultores, com atrações que incluíram palestras sobre análise de mercado e sanidade/melhorias nas granjas e degustação com cortes de carne suína defumada.

Palestra - A palestra “Como Atrair e Reter Bons Funcionários na Propriedade Leiteira”, ministrada por Sandro Viechnieski, profissional com vasta experiência na pecuária leiteira, teve participação significativa dos cooperados da Capal, que lotaram a tenda principal para saber as orientações e técnicas para melhorar a produtividade e rentabilidade na atividade do leite.

Interativa - Já a palestra interativa “Leve o Coração para o Trabalho”, da jornalista convidada Alessandra Assad, foi direcionada para jovens e mulheres cooperadas. Com um viés mais pessoal, a apresentação teve como foco o comportamento que se deve adotar para encarar os desafios e obter sucesso no dia a dia e na prática profissional.

Estande - Milhares de visitantes passaram para prestigiar o estande da Capal e conhecer os produtos fabricados pela cooperativa, principalmente o Café Grená, que arrancou elogios de quem é de fora e provou a bebida pela primeira vez. Na Expoleite, o público ainda pode conferir a Expo&Flor, experimentar o cardápio variado da Praça de Alimentação, Espaço Kids gratuito para a diversão das crianças, e ainda conferir o que mais de potente e tecnológico o mercado oferece atualmente com a exposição de máquinas agrícolas.

50 anos - No próximo ano, a Expoleite vai comemorar a sua 50ª edição, e os dirigentes da Capal já estão se organizando para realizar uma feira ainda mais especial e memorável.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. (Assessoria de Imprensa Capal)

 

Conteúdos Relacionados