AGRO: Com ação no Colégio Dom Pedro I, Agrária leva Programa Suas Finanças à comunidade de Entre Rios

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Desde 2021, quando lançou o Programa Suas Finanças, a Agrária trabalha com ações de conscientização sobre a importância da Educação Financeira no dia a dia das pessoas. Cooperados, colaboradores e alunos do Colégio Imperatriz já participaram de treinamentos, palestras e aulas sobre o tema.

Nova fase - Agora, o Programa entra em uma nova fase, realizando atividades junto ao Colégio Estadual Dom Pedro I, na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios. “Sempre tivemos a preocupação de estender esse conhecimento à comunidade, por isso essa parceria é tão importante. Quase todo mundo que vive aqui tem filhos, netos, sobrinhos, conhecem alguém que estuda no Dom Pedro. Sabemos que as dificuldades financeiras causam vários outros problemas para as famílias e entendemos que essa iniciativa faz parte do nosso papel enquanto pilar econômico local”, comenta o Diretor Financeiro da Cooperativa, Edmund Gumpl, ao explicar a escolha pela instituição de ensino.

Pesquisa - Segundo a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo) no último mês de abril, 78% das famílias brasileiras estão endividadas. Ainda conforme a pesquisa, desse total, quase 30% está inadimplente.

Estudo - Por outro lado, um estudo realizado pela Abefin (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira), aponta que nas escolas onde as crianças e adolescentes têm acesso à disciplina de Educação Financeira o entendimento deles sobre a situação em suas casas é de 67%. Nesse sentido, sete em cada dez estudantes auxiliam suas famílias nas tomadas de decisão com relação ao dinheiro.

A escola - Com turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o Colégio Dom Pedro I tem cerca de 840 alunos. A escola atende estudantes que residem no perímetro urbano de Entre Rios e em áreas rurais. Em 2022, com a aprovação da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), a Educação Financeira passou a fazer parte das matérias obrigatórias para os alunos do Ensino Médio. “A colaboração da Agrária veio no momento certo. Embora tenhamos treinamentos e materiais didáticos on-line, disponibilizados pelo Governo do Estado, é uma disciplina nova, então estamos construindo uma metodologia que atenda aos nossos alunos”, analisa Diego da Luz Nascimento Tecchio, diretor do Colégio.

Primeiro passo - De acordo com Elenice Passarelli, analista financeiro e responsável pelo Programa Suas Finanças dentro da Cooperativa, o primeiro passo da parceria foi aquisição de materiais que foram doados aos professores, pais e alunos do Ensino Médio da escola, para utilização nas aulas de Educação Financeira e em suas casas. Os materiais foram comprados por meio de um projeto social que já é desenvolvido pela Abefin e pela DSOP Educação Financeira, com o objetivo de oportunizar o acesso ao tema ao maior número possível de pessoas.

Outras atividades - Além disso, para contemplar toda comunidade escolar, afinal, os estudantes do Ensino Médio representam 35% do número total de alunos da instituição, outras atividades estão sendo desenvolvidas e agendadas. A equipe do colégio já passou por um treinamento da metodologia DSOP e, na última terceira-feira, 23, colaboradores da Agrária, que atuam como facilitadores do Programa, participaram das reuniões de pais realizadas para a entrega de boletins, com a intenção de sensibilizar os responsáveis pelas crianças e adolescentes sobre a importância do tema. “Nossa tarefa é disseminar esse conceito da Educação Financeira e também contribuir em outras áreas, como orientação profissional, por exemplo, sempre levando os conceitos do cooperativismo”, conclui Elenice Passarelli. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados