AGRO: Com a utilização da Inseminação Artificial em Tempo Fixo, pecuaristas obtêm maior rentabilidade na atividade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Assim como na agricultura, a pecuária vem se modernizando dia após dia, apresentando diferentes maneiras para que os produtores alcancem maior rentabilidade com a atividade. Atuando com o Departamento Veterinário (Devet), a Cocari disponibiliza consultoria especializada com profissionais capacitados e também uma série de serviços que favorecem o aumento da produtividade com a pecuária de corte ou leiteira. Entre as opções oferecidas pela Cocari aos pecuaristas está a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Com este serviço, o cooperado pode elevar consideravelmente os ganhos com os animais da propriedade.
Solicitação - Os cooperados que tiverem interesse, podem solicitar o serviço junto ao seu consultor técnico da Cocari no Paraná e também no Cerrado. O próximo passo será a realização de uma análise para verificar qual a melhor estratégia a ser aplicada naquela propriedade. Cada rebanho apresenta uma característica e o manejo precisa levar em conta essas particularidades para se chegar aos melhores resultados em lucratividade e melhoramento genético, com o animal podendo expressar todo o seu potencial. Além disso, com a IATF, o diagnóstico ocorre mais precocemente, com cerca de 30 dias após a inseminação, e é possível fazer a utilização de cruzamento de raças.
Processo - O consultor técnico Mackson Trizotti, do Devet Cocari, comenta sobre a realização dos trabalhos para a utilização da IATF. “Com a implantação dessa técnica é possível promover a sincronização da ovulação das vacas, permitindo a realização da inseminação em um lote grande de animais, sem precisar ficar observando o cio natural das vacas”, disse. “O processo envolve a aplicação de hormônios, seguindo um protocolo. Antes de iniciar o trabalho, é feita uma avaliação em todas as vacas pela realização de ultrassonografia, quando o profissional irá verificar o útero, os ovários, e se estiver tudo certo, o protocolo será iniciado. Depois de 10 dias, ocorre a inseminação artificial”, destaca.
Benefícios - De acordo com o consultor técnico, o serviço de IATF traz diversos benefícios aos produtores. “As vantagens da utilização da IATF são várias, como melhoramento genético do rebanho, aumento da taxa de prenhez do lote no final da estação de monta, redução do intervalo entre partos dos animais, concentração da desmama nas melhores épocas do ano, maior padronização do lote de bezerros, diminuição do risco de contaminação e transmissão de doenças entre outras”, ressaltou.
Informações - Produtor, fale com o seu consultor técnico da Cocari para mais informações e aproveite este serviço oferecido para alavancar a sua rentabilidade com a pecuária. (Assessoria de Imprensa Cocari)