AGRO: Caravana ILPF no Dia de Campo em São Carlos (SP)
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em sua passagem por São Carlos (SP), na última quinta-feira (21/09), a Caravana ILPF participou, pela manhã, de um dia de campo na Embrapa Pecuária Sudeste, com três estações que tiveram como temas: 1) balanço de carbono em sistema ILPF, 2) manejo de pecuária de precisão em sistema ILPF e 3) produção de leite em sistema ILPF.
Lideranças - Apoiado pela Embrapa Pecuária Sudeste e pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), o evento reuniu cerca de 200 participantes, entre produtores, técnicos e lideranças, com destaque para a presidente da Embrapa, Silvia Masshurá, o presidente da Rede ILPF, Luiz Lourenço, que responde também pela presidência do Conselho de Administração da Cocamar, o consultor Paulo Renato Herrmann, ex-presidente da John Deere Brasil e ex-presidente da Rede ILPF, entre outros.
Desenvolvimento - Ao pronunciar-se, Lourenço falou da importância da integração para o desenvolvimento das regiões, citando como exemplo o noroeste paranaense, formado por solos arenosos e onde a Cocamar vem incentivando esse modelo produtivo desde 1996. Citou também que, atualmente, 40% da soja recebida pela cooperativa – cujo volume foi de 2,3 milhões na safra 2022/23 – são provenientes desses solos, de onde a experiência com ILPF tem sido levada pela cooperativa para os vizinhos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, nas regiões onde atua.
Incentivos - Herrmann, por sua vez, abordou a importância das parcerias para o avanço da ILPF, defendendo que os produtores que investem em sistemas integrados deveriam contar com mais incentivos.
Pesquisa - Já a presidente da Embrapa ressaltou o trabalho realizado pela instituição, por meio de seus pesquisadores, que viabilizou esse modelo produtivo, hoje disseminado em praticamente todo o território nacional.
GeoABC+ - Na oportunidade, foi firmado um termo com a Embrapa para a utilização de uma plataforma, o GeoABC+, que é resultado de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&DI) coordenada pela pesquisadora Margareth Simões da Embrapa Solos (Rio de Janeiro), que visa desenvolver soluções tecnológicas para o monitoramento do sistemas de IiLPF, a partir da utilização de imagens de satélite, inteligência artificial e computação de alto desempenho nas nuvens, em apoio às políticas públicas setoriais, como o Plano ABC+.
Monitorar - “As soluções GeoABC+ permitirão monitorar anualmente a expansão dos sistemas integrados de produção agropecuária em todo o território nacional, gerando e disponibilizando indicadores das taxas de expansão e adoção de ILPF, em benefício de todo o setor do agro”, afirma Margareth Simões.
A Rede ILPF - A Caravana, que durante a semana visitou várias regiões do território paulista, é uma parceria público-privada realizada pela Rede ILPF, entidade integrada por Cocamar, Embrapa, John Deere, Bradesco, Syngenta, Sementes Soesp, Suzano, Timac Agro e Minerva Foods, que tem por finalidade estimular a adoção de sistemas integrados pelo país, com ênfase na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). (Assessoria de Imprensa Cocamar)