AGRO: Acervo Cocamar inicia exposição itinerante
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Ainda a propósito da passagem de seus 60 anos, comemorados ao longo de 2023, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial está levando um pouco de sua história para as unidades de atendimento nas regiões, em uma exposição itinerante que consiste de painéis com um resumo dos principais acontecimentos que marcaram a trajetória da cooperativa.
Cidades - A exposição é formada por quatro conjuntos idênticos com 10 módulos cada, que na última semana foram instalados nas unidades da cooperativa em Maringá, Cambé e Londrina e, nesta, incluiu também Altônia.
Episódios - Segundo o coordenador do Acervo Cocamar, historiador Eduardo Chamaricone, a exposição permanece por duas semanas em cada unidade, oferecendo aos cooperados a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre episódios relevantes dessas seis décadas e que denotam também o pioneirismo da Cocamar.
Ciclos - Ilustrados por fotografias e breves textos, os painéis remetem, por exemplo, aos ciclos do café e algodão, a instalação da indústria de óleo de soja, assim como da indústria de fios (as primeiras do cooperativismo paranaense), além de registros de uma das primeiras edições da Copa Cocamar e do primeiro plantio de canola em solo brasileiro.
Identificação - “Ao observar o conteúdo dos painéis, o cooperado vai mergulhar em uma história com a qual certamente ele e sua família vão se identificar”, comenta o coordenador, citando que os produtores do norte e noroeste do Paraná passaram praticamente pelos mesmos desafios.
Roteiro - Até o final do ano a previsão é passar por 24 unidades, seguindo um roteiro que continua até março de 2024, quando a cooperativa completa seu 61º aniversário.
Permanente - Fundado em 1988 quando da comemoração dos 25 anos da cooperativa, e até 2018 sob a coordenação de Reynaldo Costa, ano em que este faleceu, o Acervo Cocamar é constituído por uma exposição permanente e uma reserva técnica situados no conjunto administrativo da Cocamar em Maringá.
Conteúdo - São centenas de objetos, entre móveis, equipamentos e maquinários, e milhares de documentos, a grande maioria dos quais doada por famílias de cooperados. O Acervo está aberto à visitação mediante agendamento pelo telefone (44) 3221-3325 ou o e-mail