AGRÁRIA: Estão abertas as inscrições para o PEP Agrária 2022
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Estão abertas, até o dia 28 de abril, as inscrições para PEP (Programa de Ensaio de Proficiência) Agrária, para as matrizes de farinha de trigo e sementes de soja. Os resultados dos ensaios de proficiência são ferramentas de avaliação da confiabilidade do desempenho analítico dos laboratórios. Eles são fundamentais para os processos de melhoria contínua das instituições que buscam excelência.
Acreditação - Desde 2018, o laboratório Central da Cooperativa Agrária Agroindustrial está acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro-CGCRE, conforme os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043:2011, para ensaios de proficiência. Hoje, ele é único organismo da América Latina acreditado nesse escopo para as avaliações na matriz farinha de trigo.
Inscrição - Os interessados em participar da rodada PEP Agrária 2022, devem entrar no link https://pep.agraria.com.br e fazer sua inscrição. Em média são 60 participantes anuais, nas rodadas de farinha de trigo e sementes de soja, entre laboratórios privados, instituições públicas e de ensino.
Equipe - A equipe do PEP Agrária é formada por cinco colaboradores do laboratório Central de diferentes especialidades. Eles fazem toda a preparação, estudos de homogeneidade, planejamento da logística de entrega das amostras e o tratamento estatístico dos dados.
Prazo - Há um prazo determinado para que os laboratórios realizem as análises e postem os resultados no site do programa. Esses resultados são avaliados estatisticamente, com imparcialidade. Ao final do processo, um relatório é encaminhado para cada participante, apenas com sua identificação. Todos os outros resultados comparados permanecem apenas enumerados. “Como somos acreditados pela CGCRE como provedores de ensaios de proficiência, nosso processo interno é extremamente rigoroso. Promover o ensaio de proficiência aprimora o nível técnico dos colaboradores e é um diferencial da Agrária”, explica Beatriz Reis da Luz, analista do laboratório de Trigo.
Principal objetivo - De acordo com a coordenadora do Laboratório Central e da Qualidade Assegurada, Tais Hilgemberg Pontes, o principal objetivo da Agrária em ser provedora do PEP é estimular a evolução da qualidade dos processos analíticos desenvolvidos internamente. “Ser referência nacional em tecnologia está na visão da Agrária, e o PEP contribui para isso. O laboratório é a fonte de dados que baliza toda liberação de nossos produtos processados, e para termos total confiança na qualidade precisamos ter processos cada vez mais robustos e assertivos”, afirma. (Imprensa Agrária)