AGO VII: Dirigentes destacam atuação da Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os 40 anos da Ocepar, comemorados neste sábado (02/04), foi destacado pelos dirigentes de cooperativas que compareceram à Assembleia Geral, nesta sexta-feira (01/04). Na avaliação do presidente da Integrada, Carlos Murate, uma das principais contribuições da organização paranaense foi fazer com que o Paraná seja considerado hoje um exemplo em cooperativismo para o Brasil. "Além disso, a consolidação do setor no estado e o desenvolvimento das cooperativas se deve muito ao trabalho da Ocepar", afirma o dirigente, lembrando que a Integrada é um exemplo disso. "Há 15 anos nossa cooperativa integra o Sistema Ocepar e a cada ano estamos apresentando um desenvolvimento mais significativo e sólido. Por este motivo, quero parabenizar à Ocepar por seus 40 anos destacar seu importante papel para as cooperativas estaduais", diz.

Reflexo - As 236 cooperativas filiadas à Ocepar tem como meta atingir neste ano um faturamento na ordem dos R$ 28 bilhões. "Isso demonstra a importância do setor para a economia do Estado e do Brasil e como a Ocepar trabalha em prol do cooperativismo, o crescimento do setor reflete o trabalho da entidade", afirma o diretor da Confepar, Renato Beleze.  Em 2011, encontram na entidade um apoio importante para várias questões, entre as quais, a representatividade política, a profissionalização do quadro funcional e o acompanhamento e monitoramento da gestão. "As cooperativas estaduais apresentaram um grande progresso ao longo dos anos e como a Ocepar trabalha em prol do cooperativismo, o crescimento do setor reflete o trabalho da entidade", afirma Beleze.  "Hoje o cooperativismo do Paraná só é referência nacional em função dos 40 anos de trabalho da Ocepar, os quais foram muito bem direcionados, com profissionalismo e seriedade, buscando sempre o crescimento em todas as áreas do cooperativismo. E a Ocepar tem um papel fundamental para continuidade das cooperativas, as quais que ainda vão enfrentar muitos desafios pela frente

 

Juntos, desde o início - O presidente da Uniodonto, Luiz Humberto Daniel, lembra que a Ocepar está presente em todas as fases das cooperativas, ajudando desde a constituição até a forma como são conduzidas. "A Uniodonto, por exemplo, desde que foi fundada, em 1984, tem se beneficiado do trabalho que a organização paranaense realiza em prol do cooperativismo", comenta o dirigente. Segundo ele, as cooperativas, por sua vez, sentem-se orgulhosas em fazer parte dos 40 anos da Ocepar. "A instituição realmente luta pelos interesses das cooperativas. Parabenizamos, portanto, toda equipe, os novos diretores e o presidente João Paulo Koslovski, e reafirmamos nossa certeza que todos continuarão fazendo um bom trabalho em nossa defesa", diz.

 

Carro chefe - Para o presidente da Coasul, Paulino Fachin, a Ocepar, por meio de todos os seus gestores, tem conduzido o setor ao sucesso. "O cooperativismo do Paraná, se comparado ao de outros estados, se destaca em praticamente todas as áreas, seja em termos de organização, crescimento, participação, ou na implantação de projetos. Isso tudo ocorre graças à Ocepar, que sempre foi administrada por bons cooperativistas. Todos os seus presidentes sempre estiveram empenhados em representar e acompanhar muito bem o sistema e tomar medidas preventivas para que as cooperativas não cometessem erros que pudessem comprometer o sistema cooperativista paranaense e, obviamente, do Brasil. A Ocepar foi o carro chefe de todo o crescimento e do sucesso das cooperativas do Estado do Paraná", afirmou.

 

Expoente - Segundo o presidente da Coopesf, Osvaldo Luiz Patrão, a Ocepar tem um papel fundamental no crescimento e na posição de destaque conquistada pelo cooperativismo paranaense. "Nesses 40 anos, a Ocepar teve um desempenho extraordinário, pegando uma semente trazida pelos imigrantes e a fazendo germinar no seio da comunidade, principalmente paranaense, que é um dos expoentes do cooperativismo hoje no Brasil . A Ocepar tem conseguido levar o Paraná a um cenário de reconhecimento em todo o Brasil."

 

Eficiência - Na avaliação do assessor da presidência da OCB, Maurício Landi, a organização paranaense é um exemplo para as demais entidades representativas do setor. "A principal contribuição que a Ocepar dá para o Brasil e para todas as suas co-irmãs, as outras 26 organizações,  é o exemplo de eficiência e eficácia. Ela faz com que o cooperativismo seja visto como uma organização que pode realmente prestar essa cooperação para o desenvolvimento das pessoas, do estado e do país", afirmou.

{gallery}noticias/2011/Abril/1/20114115456/{/gallery}

Conteúdos Relacionados