AGO VII: Atuação se estende no âmbito do poder executivo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o propósito de defender os interesses do cooperativismo também no âmbito do poder executivo, o Sistema Ocepar tem se dedicado, juntamente com os dirigentes das cooperativas paranaenses e entidades parceiras, a estabelecer um canal de relacionamento com autoridades e demais profissionais dos governos federal, estadual e municipais. Em 2011, representantes do setor estiveram reunidos com ministros, governador, secretários de Estado e técnicos, discutindo políticas públicas e medidas que beneficiaram o setor produtivo e as cooperativas paranaenses. O governo federal, por exemplo, prestou apoio na comercialização de produtos agropecuários, viabilizando o escoamento de feijão e trigo. Mudanças foram realizadas no zoneamento agrícola de risco climático para a cultura da soja e milho safrinha no Paraná, atendendo à solicitação dos paranaenses. Novas regras que tratam do padrão de classificação do milho e da qualidade do leite também foram publicadas.
Estado – No Paraná, o cooperativismo comemorou a criação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), no último mês de dezembro, atendendo a pleito da Ocepar e Federação da Agricultura do Paraná (Faep). Também, o lançamento do Programa Paraná Competitivo, cuja formatação contou com a participação de representantes do setor produtivo. Várias audiências foram realizadas em 2011 com o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, com o objetivo de apresentar sugestões de mudanças na legislação do ICMS visando corrigir distorções operacionais e igualando o tratamento tributário dispensado por outros estados para viabilizar a competitividade dos produtos paranaenses. Diversas propostas foram acatadas, com alterações ligadas a derivados de soja, trigo em grão, mandioca, lácteos e produtos têxteis.
Outras medidas - O Instituto das Águas publicou a portaria 006/2011, isentando a necessidade da outorga do uso da água para fins de licenciamento ambiental e a Secretaria da Agricultura alterou as normas exigidas para o cadastro de agrotóxicos, atendendo a pleito da Ocepar. Na área de infraestrutura, houve ainda forte atuação por meio do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, na busca por melhorias no setor de transportes. Estudos sobre as prioridades nessa área foram entregues a autoridades e várias reuniões também foram realizadas para discutir o tema, cobrar medidas e recursos para a execução das obras nos modais portuário, ferroviário, rodoviário e aeroportuário, envolvendo o governador Beto Richa, secretários de Estado e parlamentares que representam o Paraná no Congresso Nacional.
2012 - “Em 2012, vamos continuar propondo medidas e ações em defesa e com foco no desenvolvimento da economia paranaense, do cooperativismo e das atividades ligadas ao setor”, afirmou o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.