AGO: Programa de Integridade e Canal de Denúncias do Sistema Ocepar são lançados oficialmente

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

ago V 02 04 2024Assegurar transparência, conformidade e integridade nas ações do Sistema Ocepar, garantindo a segurança da gestão. Este é o propósito do Programa de Integridade da organização, lançado oficialmente na Assembleia Geral Ordinária (AGO) ocorrida na tarde dessa segunda-feira (01/04), em Curitiba. O gerente de Integridade, José Ronkoski, explicou que o programa é sistêmico e segue as diretrizes da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e também diretrizes próprias. “Ele foi construído em três linhas de atuação: Compliance, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e Auditoria Interna, para acompanhar todo o processo de avaliação. A atuação é transversal, envolvendo a Ocepar, Fecoopar e o Sescoop/PR”, disse.

Estrutura - Segundo Ronkoski, o programa apresenta uma diretriz geral, o Código de Ética e Conduta, “que é o coração de todo esse processo”, e as políticas que estão sendo implementadas, de acordo com a diretriz da OCB, entre elas, Interação com Agentes Públicos, Tratamento do Conflito de Interesses, Contratação de Terceiros, Patrocínio e Doações, Brindes, Presentes, Entretenimento e Hospitalidades, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Tratamento de Denúncias e Consequências.

Canal de Denúncias - Ele anunciou ainda que, nessa segunda-feira (01/04), também foi lançado o Canal de Denúncias do Sistema Ocepar, ferramenta importante que pode ser utilizada para relatar qualquer suspeita ou ocorrência de conduta inadequada, como fraude, corrupção, assédio, discriminação, entre outras irregularidades. Clique aqui para acessar.

FOTO: Cassiano Rosário

 

Conteúdos Relacionados