AGO: Cooperativas apoiam a construção do novo ciclo do PRC, o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do setor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No mês de julho, durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, o Sistema Ocepar irá lançar o novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo (PRC), o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do setor. A continuidade do processo para que a iniciativa se concretize foi aprovada na Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sistema Ocepar, na tarde dessa segunda-feira (01/04), em Curitiba. No ano passado, foi finalizado o PRC200, executado a partir de 2021, com as metas atingidas antes do previsto, como o faturamento anual de R$ 200 bilhões projetado para 2026, superado em 2023 – R$ 202 bilhões.
Construção - Na AGO, o analista da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec), Salatiel Turra, responsável pela equipe interna que está trabalhando na formatação do novo PRC, explicou como vem sendo construída essa outra fase, lançada em junho de 2023. Após a definição da metodologia, foram identificados os desafios, objetivos e demandas e definidas as bases do mapa estratégico, como os alicerces (econômico, educação, cooperação, inovação e socioambiental) e os pilares (fortalecimento dos negócios, alianças estratégicas, sucessão e governança e profissionalização).
Entrevistas - Esse processo envolveu entrevistas com dirigentes e especialistas de mercado, totalizando 402 participações de 80 cooperativas dos sete ramos de atuação, por meio de quatro Encontros de Núcleos Cooperativos, mais de 40 questionários e mais de 50 horas de entrevistas. Agora, um grupo de 41 executivos indicados pelas cooperativas vão ajudar na definição dos 12 temas estratégicos que nortearão a próximo ciclo do PRC. Ainda de acordo com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, também serão calculados posteriormente os resultados esperados para os anos de 2026 e 2030 dentro do novo planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. “Temos três meses para concluir esse trabalho. Foram seguidas à risca cada uma das etapas, com participação expressiva de todos os ramos e muitas sugestões que foram incorporadas à metodologia. É algo bem consistente”, afirmou. “Nossa tarefa será entregar o novo PRC no dia 1º de julho, neste local, com a presença do governador Ratinho Junior. Também iremos fazer a divulgação do nosso planejamento também para o público externo, para que toda a sociedade saiba que rumo o cooperativismo do Paraná está tomando”, disse Ricken.
FOTO: Cassiano Rosário