Ações vão aumentar produção e consumo do amido de mandioca
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Linhas de crédito para financiar a comercialização, intervenção do Governo para garantir preços remuneradores ao produtor, racionalização da oferta de mandioca, utilização dos armazéns oficiais para estocagem do produto e um plano de orientação aos agricultores para aumentar a produtividade da lavoura. Essas foram as propostas apresentadas no encontro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca, realizada ontem (11/11), no Ministério da Agricultura. “A reunião foi muito produtiva porque começamos a trocar informações e definir diretrizes no sentido de melhorar e fortalecer o setor”, analisou o presidente da Câmara, Maurício Yamakawa.
Alvo - A intenção da Câmara, segundo o presidente, é aumentar a produção e a comercialização do amido de mandioca. “Atualmente, o amido é a menina dos olhos do setor”. De acordo com Yamakawa, a produção brasileira de amido de mandioca hoje é de 600 mil toneladas. Entretanto, o País tem perspectiva de atingir 2 milhões, o que representaria um incremento de U$S 350 milhões à comercialização do produto.
Medidas - Para atingir esse valor, será necessário estimular o crescimento industrial do produto. “Com isso, a demanda pela mandioca aumenta, beneficiando toda a cadeia”, explicou Yamakawa. Outro fator importante, lembra o presidente, é a redução do preço da mandioca em relação ao trigo. “O amido de trigo tem substituído o da mandioca, devido ao preço que está, em média, 50% mais barato”, explicou. Ele acredita que até 2007 o Brasil consiga atingir a produção de 2 milhões de toneladas. “Se trabalharmos direitinho e com inteligência, poderemos até superar esse volume”. (Assessoria Ministério da Agricultura)