A ITALIANA COOP, GIGANTE DO CONSUMO
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Há pouco mais de uma semana a Ocepar recebeu a visita do vice-presidente da Coop (Associação Nacional das Cooperativas Consumidores da Itália), Giuseppe Fabretti, que também é diretor do ramo consumo da Aliança Cooperativa Internacional - ACI. Fabretti, que demonstrou interesse em realizar parcerias comerciais entre as cooperativas italianas e as paranaenses, deixou um material que mostra como funciona a Coop, tida como uma das maiores cooperativas de consumidores do mundo. A Coop é uma central com 184 cooperativas filiadas, 1.279 pontos de venda e 4.320.000 associados. Os números, a seguir, retratam a grandiosidade da cooperativa, que faturou o equivalente a US$ 8,3 bilhões de dólares em 2001 e mais de US$ 9 bilhões no ano passado. Os empregados do sistema Coop somam mais de 41 mil. Só no ano passado, 405 mil pessoas se associaram a central.
Supermercados - As vendas das cooperativas filiadas são feitas através dos 547 supermercados de varias dimensões, que representam 59% do total das vendas, e 41 hipermercados responsáveis por 41% das vendas. Ainda há uma rede de lojas da cooperativa Conad que vende o equivalente a US$ 324 milhões, ou o equivalente a 3,9% das vendas totais. A Conad tem 11 sedes regionais.
Mulheres no trabalho - Em 2000 foi relevante a contribuição ao mercado de trabalho, com 1.360 dependentes a mais que em 99. Destaca-se que sobre os 41.400 empregados totais, a presença feminina supera 63%, enquanto os dependentes em tempo parcial são outros 42%. Os dependentes em tempo determinado são pouco menos de 10%, enquanto os encarregados com contrato de trabalho somam por volta de 5,7%.
Coop, marca em qualidade - A Coop se posiciona como uma das mais importantes indústrias italianas de produtos de largo consumo sob uma mesma marca (com 1.961 itens produzidos por cerca de 316 fornecedores), com um faturamento, em 2000, de US$ 1,32 bilhão. A estratégia competitiva da Coop aponta, por isso, ao produto de marca própria que, obrigatoriamente, tem que cumprir as seguintes condições: seguro, bom, ético, respeitoso (adequado) ao meio ambiente, conveniente, privado de organismos geneticamente modificados e condicionado à aprovação dos sócios. A Coop Itália tem implementado um sistema de seleção de produtos Coop certificados com a ISSO 9001 e - primeira empresa na Europa - obteve uma certificação ética, a AS 8000. Os produtos Coop certificados são isentos de organismos geneticamente modificados.
Gestão dos negócios - São 4.320.000 os sócios aderentes à Coop, qualificando-a como a maior organização italiana de consumidores. Na base da política da Coop está a criação e a gestão, por parte dos consumidores associados, de empresas distribuidoras que perseguem objetivos de caráter social e interesse coletivo, como a preocupação com a saúde e o ambiente. As informações e a educação dos consumidores, o empenho através das novas gerações, a modernização e o desenvolvimento do sistema distributivo italiano.