A CPI DOS ALIMENTOS
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Das três grandes redes varejistas convocadas para deporem na CPI dos Alimentos na Assembléia Legislativa, apenas o grupo Pão de Açúcar compareceu. As redes Wall Mart e Sonae enviaram correspondência ao presidente da CPI, deputado Orlando Pessuti, solicitando mais prazo para a preparação do depoimento. Por parte do grupo Pão de Açúcar o depoente foi Márcio Millan, diretor de abastecimento e comercialização dos produtos em nível nacional. Na primeira parte ele mostrou a atuação do grupo com alguns números: 50 mil funcionários, trabalha com multimarcas (Pão de Açúcar, Extra, Barateiro e Eletron), com 450 lojas no Brasil, 12 no Paraná (Curitiba), 850 mil metros construídos nos pontos de vendas e 350 mil metros de área para distribuição. A concentração do varejo é a seguinte: Grupo Pão-de-açúcar e Carrefour ambos com 14% das vendas de mercado; Sonae e Bom Preço ambos com 4,5% das vendas de mercado e Casa Sendas com 3,7% das vendas, totalizando essas 5 redes 40,7% do mercado varejista brasileiro.
Preço e mercado - O depoente afirmou que quem determina o preço é o mercado, mais especificamente o concorrente, sendo que o leite é um produto de grande visibilidade e que gera tráfego de pessoas no supermercado. A lucratividade média do grupo situa em 2% e, no caso do produto leite, se situa em 10%. Quanto à prática das bonificações nos pontos de venda, afirmou que é prática comum em todo o mundo e os custos com divulgações de tablóides, espaço estratégico em gôndola, propagandas na televisão, aniversário do ponto de venda, inauguração de novos pontos de venda, bonificação por pedido, dentre outros, são práticas normais de mercado e são "livremente negociadas com os fornecedores". As compras do grupo são regionalizadas em 4 centrais no Brasil (Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceara).