Giro COOP

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Continua aberta, até quinta-feira (17/07), a exposição comemorativa ao Ano Internacional das Cooperativas e ao Centenário da Cooperativa Frísia, inaugurada no dia 7 de julho, no hall de entrada do Palácio Iguaçu, em Curitiba, numa iniciativa do Sistema Ocepar e Frísia, com apoio do Governo do Estado.  A entrada é gratuita. Com o tema “História, legado e futuro”, ela convida o visitante a fazer uma jornada pela história do cooperativismo, destacando as características, os princípios, números e evolução desse movimento, iniciado em 1844, na Inglaterra, e que está presente em todo mundo. Ilustrada com fotos e textos, destaca ainda o impacto positivo que as cooperativas promovem nas regiões onde atuam.

O Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu que os conselhos de fiscalização profissional podem integrar o quadro social de cooperativas de crédito e realizar operações financeiras nessas instituições. A decisão, que consta do Acórdão nº 1465/2025 – Plenário, representa uma conquista relevante para o segmento, consolidando a legalidade de uma prática defendida pelo Sistema OCB. O entendimento do TCU decorre de uma consulta formulada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados sobre a aplicação do §2º do artigo 4º da Lei Complementar 130/2009, incluído pela LC 196/2022. Esse dispositivo legal autorizou expressamente os conselhos profissionais a se associarem a cooperativas de crédito, superando restrições anteriores que limitavam o relacionamento financeiro de autarquias com instituições não bancárias.

Com o objetivo de fortalecer o cooperativismo médico como elo entre o cuidado ao paciente, a 31ª edição do Simpósio das Unimed do Estado do Paraná (Suespar) traz como tema central “Cooperativismo médico: conectando trabalho, gestão e inovação”. O evento, que ocorre entre os dias 21 e 24 de agosto, em Foz do Iguaçu, contará com quatro plenárias e cinco trilhas de conhecimento. Neste ano, as palestras serão divididas nas trilhas Saúde, com foco em cuidado, acesso e bem-estar em todas as dimensões; Inovação, com soluções criativas que transformam a saúde; Gestão, sobre eficiência, qualidade e decisões com propósito; Mercado, que trará palestrantes sobre estratégias e sustentabilidade em um setor dinâmico; e Cooperativismo, como motor da saúde coletiva.

A Copel deve ampliar os projetos de armazenamento de energia em baterias no Paraná, com foco especial nos produtores de proteína animal. A iniciativa foi alinhada durante o 2º Fórum de Energia de 2025, realizado na Cooperativa Agrária, em Guarapuava, em parceria com o Sistema Ocepar. A companhia já desenvolve um projeto com baterias e inversores híbridos em uma propriedade de fumicultura na cidade de Ivaí, na região Centro-Sul. O sistema permite usar a energia armazenada conforme a necessidade e está conectado à rede inteligente por meio dos medidores digitais, os smart meters. Outra aposta da Copel é o sistema móvel de armazenamento, instalado sobre duas carretas. Ele será levado a Palmital, no Centro-Oeste do Estado, e tem potência de 1 megawatt. Sozinho, é capaz de abastecer 200 famílias por um dia inteiro.

Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br

APP PrCoop News

Siga: @sistemaocepar

Conteúdos Relacionados