Sanidade e qualidade industrial elevadas são destaques da BRS Macuco

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Embrapa e a Fundação Meridional lançam, durante o Dia de Campo de Inverno, a ser realizado no dia 22 de agosto, a partir das 8h, na Embrapa Soja, em Londrina (PR), a cultivar de trigo BRS Macuco que tem como diferenciais o elevado potencial produtivo, a sanidade de plantas, associados à qualidade industrial. A BRS Macuco é um trigo com alta força de glúten, sendo um tipo melhorador: classificação que indica características agronômicas e industriais adequadas para a produção de farinha de alta qualidade, especialmente para aplicações em pães e massas. “É uma cultivar bastante estável quanto à qualidade em todas as regiões de indicação, o que garante ótima liquidez junto à indústria moageira”, diz   o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja.

A BRS Macuco é indicada para todas as regiões tritícolas de Santa Catarina (regiões 1 e 2) e Paraná (regiões 1, 2 e 3), além da região sul de São Paulo (região 2). Com relação ao potencial produtivo, Bassoi afirma que a cultivar apresenta ganhos superiores quando comparados às principais cultivares de mercado. O rendimento médio da BRS Macuco, em 49 ambientes das regiões tritícolas dos Estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo, foi de 4.334 kg/ha, bem acima da média do Paraná, por exemplo, que, em 2024, foi de cerca de 2 mil kg/ha.

Em se tratando de sanidade, a BRS Macuco apresenta tolerância às principais doenças foliares, como oídio, ferrugem e manchas foliares.  “A BRS Macuco também possui tolerância à germinação na espiga e ao alumínio tóxico do solo e se apresenta como uma ótima opção para triticultores que desejam sanidade, qualidade industrial e produtividade”, diz Bassoi.

A nova cultivar é de ciclo médio - 62 dias, em média, da emergência ao espigamento. “Quando comparada com as cultivares do mercado, a BRS Macuco tem mostrado resistência ao acamamento, em todas as regiões tritícolas de indicação”, avalia.

Para Ralf Udo Dengler, gerente executivo da Fundação Meridional, o lançamento da cultivar BRS Macuco representa um grande avanço para a produção de trigo. "Em nossos 25 anos de parceria com a Embrapa Soja, lançamos um total de 22 cultivares de trigo, sempre atendendo uma demanda crescente de nossos produtores, por produtividade, sanidade e qualidade. O BRS Macuco vem se juntar a este excelente portfólio, que tem um apelo sempre inovador e com ótimas perspectivas de mercado", destaca Ralf. 

Trigo

Dos quase 8 milhões de toneladas de trigo, colhidos no Brasil em 2024, 80% foram produzidos no Paraná e no Rio Grande do Sul. Em julho de 2025, com o término do plantio de trigo no Paraná, a área teve uma redução de 27%, passando de 1,15 milhão de hectares em 2024, para estimados 834 mil hectares, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em 2024, a baixa produtividade no Paraná, de 2,1 mil kg/ha, resultou numa produção de 2,4 milhões de toneladas, ficando atrás do RS, que produziu quase 4 milhões de toneladas.

De acordo com estimativas da Conab, a área plantada de trigo, de 2024 para 2025, deve cair nos dois principais estados produtores e no Brasil, em percentuais relativamente elevados (redução de 27% no PR, de 10% no RS, e de 17% no Brasil). Mesmo assim, a Conab estima que a produtividade poderá ser elevada, o que garantiria uma produção equivalente à obtida em 2024.

Desde o início da década de 1990, a Embrapa Soja, em parceria com a Embrapa Trigo, vem conduzindo um programa de desenvolvimento de cultivares de trigo para o Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O objetivo é a obtenção de cultivares que apresentem elevada produtividade, resistência às principais doenças foliares e de espiga, tolerância ao alumínio do solo, resistência à germinação pré-colheita, estabilidade de rendimento de grãos, ampla adaptação e aptidão tecnológica que atenda à demanda da indústria moageira. “O trigo é estratégico em diversas regiões agrícolas do Brasil pelos benefícios econômicos e pela inserção nos sistemas de culturas em rotação, o que favorece o manejo de plantas daninhas, doenças e pragas, o controle da erosão do solo, entre outras vantagens”, diz Bassoi.

Dia de Campo de Inverno

O trigo BRS Macuco será lançado no Dia de Campo de Inverno, promovido pela Embrapa Soja, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR - Paraná) e Fundação Meridional, a ser realizado no dia 22 de agosto, das 8h, na Embrapa Soja. O evento irá abordar os diferentes aspectos da triticultura e contará com dois lançamentos de trigo: BRS Macuco e IPR Batovi.  Além disso, estão previstas quatro estações técnicas: Variedades de Trigo e Triticale da Embrapa; Variedades de Trigo e Triticale do IDR - Paraná; Sistema Trigo/Soja: Manejo outonal de plantas daninhas, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Adegas, e Importância do Trigo para o Sistema de Produção, ministrado pelo também pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi. Acesse aqui para se inscrever: https://encurtador.com.br/AcRKd. (Assessoria de Imprensa Embrapa  

Mais informações sobre a BRS Macuco aqui. (Assessoria de Imprensa Embrapa Soja)

Conteúdos Relacionados