INFRAESTRUTURA: Porto de Paranaguá completa 86 anos de olho no futuro
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O Porto de Paranaguá completa 86 anos nesta quarta-feira (17/03), e aposta em inovação para se tornar hub logístico da América Latina. Considerado a principal porta de saída do agronegócio brasileiro, o porto paranaense investe R$ 703 milhões em obras e prepara uma revolução tecnológica para integrar sistemas e operações.
Crescimento - “Acreditamos que é possível crescer de forma ordenada e sustentável. Sem prejudicar o município e cumprindo o papel de desenvolver a região, com geração de emprego e renda. Para isso, precisamos ter eficiência na recepção, movimentação e armazenagem das cargas”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Corredor de Exportação - O Corredor de Exportação, que permite o uso compartilhado de berços exclusivos para o embarque de granéis vegetais, será modernizado. “Vamos repotencializar e construir um novo píer, com quatro novos berços e oito correias transportadoras. A capacidade de embarque será de 4 mil toneladas de grãos, por hora, em cada linha”, afirma.
Modelo em pool - O modelo em pool, único no Brasil, será replicado do lado Oeste. A entrega do berço 201, em 2020, com dois novos shiploaders (carregadores de navios) atraiu investimentos privados e novos terminais passam a integrar o sistema.
Novos arrendamentos - Além disso, novos arrendamentos darão continuidade ao programa de leilões. Além das áreas PAR 32 e PAR 50, que já estão em fase de consulta e audiência pública, serão arrendadas as áreas PAR 9, PAR 14 e PAR 15 -todas voltadas para movimentação de granéis sólidos para exportação.
Modais - Um dos maiores desafios do crescimento nas atividades portuárias é o transporte e recepção das cargas. A empresa pública que administra o Porto de Paranaguá, em conjunto com a comunidade, planeja a criação de uma moega única, que centralize a chegada de vagões aos armazéns e terminais que operam no Corredor de Exportação Leste.
Linhas independentes - Conhecido como Moegão, o projeto prevê três linhas independentes, para receber até 180 vagões de forma simultânea, ligando nove empresas que hoje recebem composições de forma separada e reduzindo as interferências no trânsito da cidade.
Rodoviário - No modal rodoviário, o porto já conta com o projeto executivo para expansão do Pátio de Triagem de Caminhões, que deve aumentar em até 60% o número de vagas disponíveis. Obras terrestres também fazem parte do pacote de melhorias. Seguindo a entrega do viaduto da BR 277, em 2019, será entregue nos próximos meses a obra da avenida Bento Rocha.
Mar - Para garantir a segurança da navegação e manter a capacidade de receber navios de grande porte, o Porto de Paranaguá realiza o programa de dragagem de manutenção continuada. Os investimentos são de R$ 403,3 milhões. A empresa pública vai realizar, ainda a explosão de um complexo de pedras subterrâneas, no canal de acesso ao porto, com investimentos de R$ 23,2 milhões.
Tecnologia - O Porto de Paranaguá foi escolhido como piloto e será o primeiro da América Latina a desenvolver o Port Collaborative Decision Making (PortCDM), um novo modelo de gerenciamento das operações marítimas, em tempo real, entre todos os agentes envolvidos nas operações de chegada e saída de navios.
Colaboração técnica - Para isso, a Portos do Paraná firmou uma colaboração técnica inédita com a Fundación Valenciaport, um centro de pesquisa, inovação e formação do setor logístico portuário, com sede no porto de Valência, na Espanha, e atuação em portos da Europa, América Latina, Ásia e Oriente Médio.
Modernização - “O objetivo fundamental é modernizar os portos paranaenses, com grandes projetos na área de tecnologia, inovação e qualificação humana. A colaboração prevê a construção do Port Community System, uma plataforma de troca de dados da comunidade portuária, além de questões de segurança digital e tecnologia de proteção de dados”, explica o diretor empresarial André Piolli.
Gigante paranaense - O Porto de Paranaguá tem localização geográfica estratégica e capacidade para movimentar todos os tipos de cargas. São 16 berços no cais comercial, quatro em dois píeres de líquidos e dois berços em um píer exclusivo para fertilizantes.
Valor de movimentação - Paranaguá é o segundo porto do Brasil em valor de movimentação, sendo o 1º na exportação de óleo vegetal e frango congelado; 1º em importação de fertilizante; 2º em exportação de soja, farelo de soja, açúcar, papel, carne congelada e álcool; 2º na movimentação de contêineres e veículos; e 3º na exportação de madeira.
Data expressiva - “O aniversário de 86 anos do Porto é uma data expressiva e marcante. O Porto de Paranaguá é um porto que soube crescer, que se organizou desde os primórdios até a data de hoje, para o volume crescente de cargas que recebe”, afirma Luiz Fernando Garcia.
Empregos - Segundo o Ministério do Trabalho, o porto gera mais de 45 mil empregos, somente nos setores de transporte e armazenagem. As empresas que atuam na atividade são responsáveis por 67% da arrecadação do município com impostos e contribuem diretamente para o desenvolvimento local.
Dever - “O nosso dever é esse, entregar, cada vez mais para a sociedade um porto competitivo para que os empregos continuem sendo gerados e a renda sendo distribuída para a população, não só de Paranaguá, mas do Litoral e do Estado do Paraná. Contem com a nossa força de vontade e entrega de todos, aqui da Portos do Paraná, para que deixemos o legado de um porto sempre competitivo”, diz Garcia. (Assessoria de Imprensa da Appa)
FOTOS: Cláudio Neves / Portos do Paraná e AEN