Coopertradição e Syngenta inauguram nova unidade de TSI na UBS Pato Branco

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No dia 21 de agosto, a Coopertradição, em parceria com a Syngenta e a Seedcare,  inaugurou uma nova unidade de tratamento de sementes industrial - TSI, um equipamento altamente tecnológico que vai elevar o patamar da produção de sementes da cooperativa. A máquina TSI Momesso Arktos L150k foi apresentada em um evento na Unidade de Beneficiamento de Sementes - UBS, em Pato Branco (PR), e marcou um momento importante para a Coopertradição e seus parceiros. O evento contou com a presença de colaboradores e diretores da Coopertradição, da Sementes Coopertradição, da Syngenta e da Seedcare.

Durante a cerimônia, o vice-presidente e diretor comercial da Coopertradição, Gelson Corrêa, destacou a importância da Syngenta e da Seedcare como parceiras da cooperativa, desde a sua fundação, em 2003 e particularmente no tratamento de sementes industrial, quando surgiu a Sementes Coopertradição.

“A Syngenta sempre foi um parceiro muito importante. Começamos a produzir sementes em 2014 com um volume menor, para atender nossos cooperados, e fomos crescendo. Hoje, estamos inaugurando a quarta linha de tratamento, com uma máquina moderna que permitirá uma operação mais rápida e eficiente, atendendo tanto nossos cooperados quanto nossos clientes externos”, relatou Corrêa.

Realização de sonho

O presidente da Coopertradição, Julinho Tonus, comentou que a inauguração da quarta máquina de tratamento de sementes representa a realização de um sonho. Relembrando as dificuldades do passado, ele celebrou o avanço tecnológico que a cooperativa tem experimentado.

"Ver a inauguração dessa quarta máquina mostra o quanto evoluímos. A demanda é tão grande que tivemos que investir nessa tecnologia. Graças à Syngenta e outras companhias, estamos levando uma semente de qualidade superior para o produtor, aumentando a produção nas lavouras. Por isso, hoje é um dia muito especial para todos nós”, afirmou Tonus. 

Tecnologia e Precisão

A nova máquina TSI Momesso Arktos L150k foi desenvolvida com tecnologia de ponta, garantindo precisão e eficiência no tratamento de sementes. Renan Cena de Lima, gerente de contas da região Sul do Brasil na Momesso, empresa responsável pela montagem e manutenção da máquina, apresentou algumas das características do equipamento.

“A L150K tem capacidade para processar entre 20 e 25 toneladas por hora e é equipada com sistemas de controle de dosagem, que evitam erros humanos. A máquina aplica os produtos em camadas e gera relatórios detalhados do processo, garantindo a assertividade e protegendo as sementes de pragas e doenças”, explicou Lima.

A instalação do novo maquinário é reflexo dos longos anos de parceria entre a Coopertradição e a Syngenta. Igor Lyra, diretor da Syngenta na América Latina, ressaltou a importância deste trabalho conjunto.

“A Coopertradição simboliza a inovação e o olhar para o futuro. Estamos juntos para oferecer soluções ao agricultor, preparando-o para um cenário cada vez mais demandado por tecnologia e rentabilidade. A parceria com a Coopertradição é um exemplo de como podemos evoluir juntos”, destacou Lyra.

Com a nova máquina TSI Momesso Arktos L150k, a Coopertradição reforça sua atuação com o que há de mais inovador e tecnológico no mercado. Tal avanço visa garantir ainda mais qualidade e eficiência à produção de sementes e contribuir, de forma efetiva, com o crescimento do agronegócio na região. Por isso, o evento marcou um importante capítulo na história da Cooperativa, que segue à frente no pioneirismo e na busca por excelência. (Assessoria de Imprensa Coopertradição)

Conteúdos Relacionados