Balcão Premiado embala muitos negócios no Safratec 2026
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Marcado pelo Balcão Premiado de Negócios, uma de suas principais novidades, o Safratec 2026 – realizado na última semana, de quinta-feira a sábado, na Unidade de Difusão de Tecnologias da Cocamar Cooperativa Agroindustrial em Floresta, região de Maringá (PR), recebeu mais de 7 mil visitantes, entre produtores e técnicos provenientes de dezenas de municípios do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Negócios
Ao longo dos três dias, o amplo Espaço Cocamar – localizado no centro da feira - concentrou estandes de negócios da cooperativa, onde o público aproveitou as boas condições oferecidas para a aquisição de insumos destinados às culturas de inverno e antecipar, também, os da safra de verão 2026/27.
Entre outros itens, as vendas abrangeram, ainda, combustíveis, fertilizantes da linha Viridian, sementes, drones, sistemas de energia solar e equipamentos de irrigação.
Os visitantes puderam também comprar produtos da linha de varejo da Cocamar, como carnes especiais, bem como degustar café e molhos e, em outra área, conhecer novidades em matéria de veículos e utilitários.
Quem fez suas compras no Balcão de Negócios durante o Safratec concorreu a uma variedade de prêmios, incluindo um trator 5060E John Deere. A lista de ganhadores está no final desta matéria.
Transferência de tecnologias
Aberto das 8 às 17h e tendo como destaques, ainda, a participação da concessionária Cocamar Máquinas/John Deere, apresentando seus maquinários e equipamentos, e mais de 30 empresas fornecedoras com seus estandes, além de instituições de pesquisa trazendo muito conteúdo técnico, o Safratec se fortalece como um importante centro de negócios ao oferecer inúmeras oportunidades, sem deixar de lado o objetivo de transferir tecnologias e conhecimentos, conforme explica o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço.
“Há uma discrepância de produtividade de grãos na nossa região e o trabalho da Cocamar é ajudar os cooperados a elevarem suas médias. O Safratec tem soluções para fazer com que o produtor colha mais na mesma área”, afirma Lourenço. “E é quase uma obsessão nossa quando falamos de manejo de solo (um dos protocolos do evento)”, acrescenta, ao explicar que nem todos os produtores se preocupam em fazer a correção e a reposição de nutrientes mediante análise, o que seria básico.
Lançamentos
“Temos inovado no Safratec e o principal foco é o cooperado, o dono da cooperativa, mas com novidades também para o público urbano”, comenta o superintendente de Negócios, Anderson Bertolleti, que chamou atenção para dois lançamentos na feira, pertinentes ao segmento de carnes: hambúrgueres e almôndegas. Produtos que, em breve, estarão disponíveis também nos supermercados.
Projeto ILPF
O Safratec foi palco também do lançamento, no Espaço Pecuária, de um projeto voltado à difusão do sistema de Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) na região noroeste do Paraná, a ser conduzido a partir de março pela Cocamar e sua parceira Timac Agro.
A iniciativa terá como referência uma propriedade em Presidente Castelo Branco, na região de Maringá. Pioneira no Brasil nesse modelo de produção inovador e sustentável, a Cocamar já conta, nas regiões onde atua, com cerca de 200 mil hectares em diferentes formatos de integração.
O objetivo, segundo explicou o engenheiro agrônomo Emerson Nunes, coordenador de ILPF na cooperativa, é possibilitar às propriedades que já fazem o cultivo de soja no verão, acrescentar a pecuária de corte no inverno para que tenham mais equilíbrio financeiro.
Cocamar e Timac Agro fazem parte da Rede ILPF, entidade de âmbito nacional que tem como proposta difundir esse modelo pelo Brasil.
Repercussão
Produtor que sempre prestigia os eventos da Cocamar, Luiz Takumi Shigueoka, de Assaí (PR), município onde produz grãos e café, compareceu ao Safratec acompanhado de dois filhos: Thiago, engenheiro agrônomo, e Caio, que cursa odontologia. “A gente não pode perder realizações como essa, são muitas as novidades”, afirma Luiz, que pretendia conhecer, principalmente, cultivares mais produtivos de soja.
Antonio Crubelati, de São Jorge do Ivaí, é outro cooperado que acompanha com assiduidade as realizações técnicas da Cocamar. Ele visitou a feira na companhia da esposa Lenira, interessado também em visitar os estandes das empresas e da cooperativa e aproveitar o Balcão de Negócios. “As condições oferecidas estão muito boas”, disse.
Produtoras
Além de palestras programadas com especialistas sobre temas diversos durante os dois primeiros dias no Auditório do Conhecimento, no sábado o Safratec recebeu centenas de cooperadas de várias regiões para o já tradicional Encontro de Produtoras, em que foram debatidos temas como a participação da mulher e dos filhos nas decisões dos negócios da família.
Premiação
Um total de 28 prêmios foi sorteado no final da tarde de sábado, mediante acompanhamento da auditoria interna da cooperativa e também de uma empresa do setor. Os ganhadores:
1) - 1 Trator 5060E JD – Mauro Domingos, do município de Santa Fé (PR); b) - 4 Iphones 16 128 GB – Antônio Marcos Orion, de Paranavaí (PR); Sérgio Ishikawa, de São Sebastião da Amoreira (PR); Ricardo Yamamoto, de Maringá (PR) e Reginaldo Campanholi, de Floresta (PR);
2) - 3.000 litros de óleo diesel, sendo: 1.000 litros para Odete Dantas, de Arapongas (PR); 1.000 para Helena M. Santos, de Doutor Camargo (PR); e 1.000 para Márcia Monaro, de Maringá (PR); 4 cervejeiras Cônsul: Diogo Kenji, de Ibiporã (PR); José Carlos Bortoli, de Icaraíma (PR); Marcos Tanamati, de Floresta (PR) e Fred Frand Frandsen, de Palmital (SP);
3) - 3 aplicações de fertilizantes Viridian, sendo: 1 para Nélson Kogima, de Santa Cecília do Pavão (PR); 1 para Inês Locatelli, de Alvorada do Sul (PR), e 1 para Juliana Tronco, de Palmital (SP); 3 antenas Starlink – Milton Yoneyama, de Paranavaí (PR); Adnete Garbuggio, de Londrina (PR) e Otávio Altman, de Rolândia (PR);
4) - 4 mini tratores elétricos John Deere – Marcos Rafael; Marcos Volpato, de Cianorte (PR); Dárcio Gianoto, de Sertanópolis; e Vagner Moraes, de Floraí (PR); 2 caixas de som JBL Boombox – Roberto Amaral, de Prado Ferreira (PR) e Fábio Silva, de Jaguapitã (PR).
5) - 1 drone mini 4K – Paulo Tamborlim, de Atalaia (PR); - 3 TVs 50 polegadas Semp Toshiba – Alfredo Gnan, de Warta (município de Londrina-PR); Osvaldo Escusato, de Floraí (PR) e Antônio Roberto Reis, de Bela Vista do Paraíso (PR).
(Assessoria de Imprensa Cocamar).