Cocamar apresenta dois trabalhos sobre os Fertilizantes Viridian no 10º Congresso Brasileiro de Soja
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Promovido na última semana, em Campinas (SP) pela Embrapa Soja, o 10º Congresso Brasileiro de Soja (Mercosoja 2025), considerado um dos eventos mais importantes a respeito da cadeia produtiva da oleaginosa em todo o mundo, que reuniu mais de 2 mil participantes de vários países da América do Sul, entre especialistas e profissionais ligados ao setor, contou com a presença da Cocamar Cooperativa Agroindustrial.
Durante a realização, que celebrou os 100 anos de cultivo da soja no Brasil e debateu também sustentabilidade, inovação e desenvolvimento de mercados, a cooperativa apresentou dois trabalhos voltados à sua linha de fertilizantes Viridian. Um, sobre Produtividade e Retorno Econômico do Manejo Foliar Safra Forte na Cultura da Soja; e, outro, Resposta da Soja à Aplicação de Diferentes Fontes de Boro via Dessecação Pré-Semeadura.
Resultados
Conforme explica o engenheiro agrônomo André Sordi, responsável pelo Desenvolvimento Técnico de Mercado dos Fertilizantes Viridian, os dois trabalhos foram conduzidos ao longo de quatro anos de resultados, validações e comprovações científicas, sob o acompanhamento do professor Tadeu Inoue, doutor em agronomia e especialista no desenvolvimento de pesquisas nas áreas da fertilidade do solo (calagem, gessagem, adubação nitrogenada e potássica) e manejo nutricional e fisiológico de plantas, com ênfase nas culturas da soja e milho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Credibilidade
“Participar de um evento dessa magnitude, com a apresentação de dois trabalhos de um total de 321, é um grande orgulho para a Cocamar, sobretudo pela credibilidade conquistada pela linha de produtos Viridian junto ao mercado”, destacou André, ao salientar que, além disso, foi cumprido um rito com muitas exigências. Ambos os conteúdos serão, agora, publicados pela Embrapa Soja.
A receptividade da organização do 10º Congresso Brasileiro da Soja em relação aos produtos Viridian demonstra ainda, segundo André, o alto nível de qualidade dos mesmos. “É a resposta da Cocamar para apoiar os produtores cooperados a serem mais eficientes em seus negócios, elevando os níveis de produtividade e fazendo com que a atividade seja mais sustentável”.
Conclusões
Em relação ao primeiro trabalho, a conclusão foi que “na média das três últimas safras avaliadas, o manejo Safra Forte proporcionou um incremento médio de 519 quilos por hectare, sendo esta diferença estatisticamente significativa. Quanto ao ROI, o retorno calculado foi de R$ 5,59, indicando a viabilidade do manejo foliar avaliado”.
Por sua vez, a conclusão a respeito do segundo foi: “A aplicação de B via dessecação demonstrou ser uma forma de manejo viável e eficiente para a cultura da soja, elevando os teores de nutriente no solo e influenciando positivamente na produtividade da soja”.
Boas práticas
Também como parte da programação do 10º Congresso Brasileiro de Soja, o gerente executivo técnico da Cocamar, engenheiro agrônomo Renato Watanabe, foi convidado a dar um depoimento sobre o Manejo de Solo como parte do Zoneamento de Risco Climático da Soja. Trata-se de um projeto-piloto a ser desenvolvido na safra 2025/26 no Paraná com a participação de cooperados da Cocamar e duas outras cooperativas. O Zarc vai considerar a adoção de boas práticas de manejo de solo que contribuem para aumentar o volume de água disponível para as plantas e os produtores que aderirem terão acesso a percentuais diferenciados de subvenção nas apólices de seguro rural. A inovação proposta pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Embrapa pretende contribuir para mitigar os riscos climáticos enfrentados pela soja.
Participantes
Além de Renato Watanabe e André Sordi, a Cocamar foi representada no 10º Congresso Brasileiro de Soja pelos engenheiros agrônomos do Grupo+ de assessoria especializada, Jancey Alves, Guilherme Eurich e Osmar Buratto; e os engenheiros agrônomos Vítor Palaro, coordenador técnico de agricultura digital; Emerson Nunes, gerente técnico de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) e Luis Clovis de Oliveira, gerente técnico de culturas anuais.
Momento Viridian
André informa que com vistas a safra de verão 2025/26, o Momento Viridian, a ser promovido pela Cocamar com a participação de técnicos da cooperativa e produtores para uma apresentação de toda a linha de produtos e resultados de avaliações realizadas há vários anos, acontecerá no mês de agosto, nas seguintes datas e municípios: dia 5, em Nova Andradina (MS), 6 em Londrina (PR), 7 em Maringá (PR) e 12 em Itapeva (SP). (Assessoria de Imprensa Cocamar)