Featured

Sistema Ocepar lança 2º Compêndio de Boas Práticas de Governança Cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

O Sistema Ocepar lançou, na última sexta-feira (14/11), o 2º Compêndio de Boas Práticas de Governança Cooperativa. A publicação reúne 17 práticas, sendo 16 de cooperativas paranaenses e um do Sistema Ocepar.  O lançamento aconteceu durante um workshop sobre o tema, realizado de forma online, com a presença de cerca de 80 profissionais e lideranças de vários ramos do cooperativismo.

“A governança é um assunto que nos acompanha em vários momentos. Vocês, nas cooperativas e nós, no Sistema Ocepar. O próprio mercado exige boas práticas. São questões que fazem parte do nosso dia a dia”, declarou José Ronkoski, superintendente do Sescoop/PR, na abertura. Segundo ele, o workshop teve por objetivo divulgar os resultados do IGCoop - Índice de Governança Cooperativa, suas oportunidades de melhorias, além de lançar a segunda edição do compêndio.

De acordo com o superintendente, cerca de 60% das cooperativas que integram o Sistema Ocepar já aderiram ao diagnóstico programa. “Queremos mais cooperativas, podemos ter mais”, frisou Ronkoski.

Maturidade em governança

Durante o Workshop, o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, Emerson Barcik, lembrou que a primeira edição do compêndio foi lançada em 2019. Em 2024, foram aplicados novos novamente questionamentos para avaliar o grau de maturidade da governança nas cooperativas, resultando na publicação da segunda edição. A ideia é a cada dois anos ter uma nova edição do material. “O diagnóstico apresenta oportunidades para nós trabalharmos, auxiliando as cooperativas a encontrarem soluções para os seus problemas”, esclareceu. Barcik informou que, desde que o programa foi iniciado, muitas cooperativas participaram da formação em ESG, desenvolvendo práticas em governança.

Em 2024, 139 cooperativas aderiram à iniciativa e responderam ao questionário sobre o nível de maturidade, com o nível de maturidade em governança crescendo em relação ao anterior. Em 2019, a pontuação média das cooperativas que preencheram o diagnóstico corresponde a 55. Em 2024, a pontuação média foi de 67, passando do nível básico para o nível intermediário de maturidade. 

Próxima etapa

No encerramento do workshop, o gerente de Monitoramento e Consultoria, João Gogola Neto, disse que nesse momento se inicia a etapa de 2026. “Desenvolver soluções para as cooperativas, a partir das suas demandas, está em nosso plano de metas”, informou. “O que se aplica a uma cooperativa nem sempre se aplica a outra. Por isso, é importante que cada um de vocês nos apresente suas demandas para que, juntos, possamos buscar a melhor solução para cada caso”, frisou Gogola.

Segundo ele, a intenção é, para a próxima edição, aumentar o número de cases de boas práticas no compêndio. O gerente pediu às cooperativas para que acessem e divulguem o  conteúdo da publicação. “Precisamos divulgar o que tem de bom, o que nos inspira. Essa publicação e esse workshop permitem um relacionamento maior entre vocês. Precisamos ampliar essa rede. A intercooperação não é só nos negócios, mas é também nos relacionamentos”, pontuou.

Títulos

Confira os títulos dos 17 cases do compêndio:

- Programa de Integridade (Sistema Ocepar)

- Programa de Gestão Rural (Agrária)

- Programa de Lideranças Feminina (C.Vale)

- Programa de Auditoria Ágil (Castrolanda)

-Comitê de Cooperativismo e Sustentabilidade (Sicoob Central Unicoob)

- Organização do Quadro Social (Central Sicredi PR/SP/RJ)

- Admissão e Gestão do Quadro Social (Cocamar) 

 - Inclusão e Diversidade no Conselho Estratégico (Cocari)

- Programa de Liderança Jovem (Copacol)

- Integração do Conselho Fiscal e Auditoria Interna (Credicoamo)

- Compromisso Público com a Sustentabilidade (Frimesa)

- Conselhos Fiscais de Intercooperação (Frísia)

- Formação de Conselheiros Cooperativos (Integrada)

- Governança Cooperativa e Gestão da Inovação (Lar)

- Modelo de Gestão de Desenvolvimento dos Cooperados (Unicampo)

- Gestão de Riscos Corporativos (Unimed Cascavel)

- Estruturação do Instituto Unimed Curitiba (Unimed Curitiba)

O IGCoop e a publicação do 2º Compêndio de Boas Práticas de Governança são iniciativas alinhadas ao PRC300, vinculadas ao Projeto 11 - Instrumentalização da Gestão, no tema estratégico 05 - Modelos de Governança e Gestão.

A íntegra dos cases e do Compêndio você acessa aqui:

https://www.paranacooperativo.coop.br/publicacoes-livro/2-compendio-de-boas-praticas-de-governanca-cooperativa

Conteúdos Relacionados