SISTEMA OCEPAR: Diretoria executiva promove reunião geral mensal com equipes de trabalho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (27/09), a reunião geral mensal da diretoria executiva do Sistema Ocepar com as equipes de trabalho. O encontro ocorreu virtualmente com a participação do presidente da entidade, José Roberto Ricken, dos superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, Nelson Costa, da Fecoopar, gerentes e coordenadores de área.

Abertura - Na abertura, Ricken falou sobre as diretrizes das atividades executadas pela entidade, alicerçadas no planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200). “Nós mantemos o planejamento estratégico do cooperativismo como base principal dos nossos trabalhos. Tudo o que fazemos no dia a dia está inserido no nosso objetivo principal, que é buscar o desenvolvimento sustentável das cooperativas do Paraná, em todos os sentidos. Nós conduzimos isso de uma forma que seja representativo e haja resultados”, enfatizou o dirigente.

Pontos fundamentais - Dentro desse contexto, o presidente do Sistema Ocepar destacou ainda os pontos fundamentais que permeiam as ações da entidade, como a formação e capacitação do público cooperativista, a promoção do desenvolvimento econômico e social das pessoas e das cooperativas e da cultura da inovação no setor. “Nós já estamos há praticamente três anos com o nosso Programa de Inovação e agora nós queremos avançar para que as cooperativas tenham uma visão clara do que está sendo feito e ter mecanismos de análise, visando dar o direcionamento adequado nessa área”, acrescentou.

Certificação - Ricken disse que outra grande preocupação da entidade é com duas questões muito focadas atualmente no mundo: a social, aliada à ambiental. “Estamos desenvolvendo uma metodologia para absorver essa preocupação e elaborar um processo de certificação das nossas cooperativas. Vamos trabalhar nessa linha, para mostrar à sociedade que nós temos um diferencial”, frisou.

Outros itens - Além disso, ele destacou as alianças cooperativas, para fortalecer ainda mais o setor, e a necessidade de atender as necessidades de mercado, seja em produtos ou serviços. “Vamos identificar as demandas e produzir para atendê-las”, afirmou. A importância do cooperativismo se comunicar melhor com a sociedade, o aprimoramento das ações de representação e defesa dos interesses das cooperativas, o apoio às cooperativas na adoção de modelos de governança e gestão mais adequados e a necessidade de buscar tecnologias e infraestrutura para assegurar o bom desempenho do setor foram outros elementos citados por Ricken.

Pauta - “Essas são as linhas que estamos seguindo com os 20 projetos estruturantes do PRC200, ou seja, é nossa pauta de trabalho. Agora, estamos no momento de planejar 2022. Precisamos pensar em que iremos fazer no ano que vem e, para completar, concluir a nossa tarefa de 2021. Há várias ações que ainda serão realizadas até dezembro. Temos 90 dias para fechar o ano e fechar bem”, salientou. “Vamos em frente, com segurança. Estamos com a equipe bem afinada e muito profissional”, finalizou.

Eventos - Na sequência, os superintendentes destacaram os principais eventos que ocorrerão até o final de 2021, como a participação de um grupo com representantes de algumas cooperativas do Paraná e do Sistema Ocepar na Expo Dubai 2021, entre os dias 7 e 17 de outubro, os Encontros de Núcleos Cooperativos, entre os dias 8 e 11 de novembro, e o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no dia 3 de dezembro, que este ano será promovido em conjunto com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), grande parceiro das cooperativas do Paraná no repasse de recursos para os projetos de investimento do setor. No Encontro serão celebrados os 50 anos da Ocepar e os 60 anos do BRDE, completados neste ano.

 

Conteúdos Relacionados