Featured

Sistema Ocepar assina compromisso de Boas Práticas de Combate à Violência contra a Mulher

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (13/08), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, assinou, em nome das cooperativas paranaenses e do G7, grupo de entidades do setor produtivo, um protocolo da criação do Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres. Várias outras entidades foram signatárias desta importante iniciativa do Governo do Estado, realizada por meio da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, que convidou para a solenidade a modelo, empresária e ativista, Luiza Brunet.

A iniciativa tem a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que criou o selo em parceria com o Instituto NPE e faz reconhecimento público a órgãos governamentais e empresas e entidades do setor privado comprometidas com a causa da prevenção e combate à violência contra as mulheres.

A ABNT é responsável por avaliar e monitorar instituições que adotam o modelo, a partir do seu “Manual para a Certificação de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres”. A certificação formaliza o compromisso de organizações em garantir os direitos das mulheres, contribuindo, assim, na redução dos índices de desigualdade e violência no País. Possui selos Bronze, Prata, Ouro e Platina, de acordo com os requisitos atendidos.

Os estados aderem ao projeto por entender que se trata de um instrumento na rede de proteção e no combate à violência contra as mulheres. Já as empresas buscam reconhecimento social por iniciativas focadas nas mulheres, principalmente por oferecer um bom ambiente de trabalho e por alinhar ações internas com a Agenda 2030 – ODS 5 – Igualdade de Gênero.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, afirma que o selo chega para se somar aos esforços já realizados pela Semipi. Nessa parceria o Estado vai ampliar a divulgação da iniciativa. “É mais um instrumento na rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Com isso, o Governo do Estado reitera seu compromisso na causa da proteção e defesa dos direitos, com políticas públicas eficazes em prol dessa população e do combate a qualquer tipo de violência que elas venham a sofrer”, enfatiza.

Destaque

Ao fazer uso da palavra do G7, Ricken destacou o trabalho que já vem sendo realizado pelas entidades na defesa de boas práticas contra a violência e oportunidades para que as mulheres possam ocupar cargos de destaque. O dirigente inclusive lembrou, que durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, realizado na sede do Sistema Ocepar e que contou com a presença do governador, foi lançado o novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo, o PRC, planejamento estratégico do cooperativismo que tem entre seus objetivos, levar tanto os jovens como as mulheres para dentro da cooperativa, participando das decisões nos conselhos representativos.

G7 

O G7 é composto pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Associação Comercial do Paraná (ACP).

O presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, reforçou a importância da iniciativa. “A assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Paraná, a ABNT e o Crea-PR representam um compromisso conjunto em promover um ambiente mais seguro e igualitário, no qual as boas práticas sejam não apenas reconhecidas, mas também implementadas em todas as esferas da sociedade”, afirmou. 

Presenças 

O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, contou com a presença do vice-governador, Darci Piana, Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa,  da modelo, ativista e fundadora do Instituto Nós por Elas (Inpe), Luiza Brunet, do presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mario William Esper, do representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese, secretários, deputados e convidados.

FOTOS: Samuel Milléo Filho / Assessoria Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados