Fórum de Meio Ambiente promove discussão sobre legislação e obrigações ambientais com cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A legislação e as obrigações ambientais foram discutidas por profissionais das cooperativas do Paraná nesta quinta-feira (12/02), na Praça da Inovação da UTFPR, no Fórum de Meio Ambiente, realizado pelo Sistema Ocepar durante o Show Rural Coopavel.

Profissionais do Sebrae, IAT, UTFPR, Corpo de Bombeiros e do Ibama conversaram com os participantes sobre segurança, instrução normativa e orientações para procedimentos ambientais.

O consultor do Sebrae, Felipe Fernandes apresentou o Sebraetec, programa do Sebrae que conecta pequenas empresas a uma rede de prestadores de serviços tecnológicos, para aumentar sua competitividade. Com subsídio de 50%, o Sebraetec tem soluções na área de sustentabilidade ambiental, voltadas à eficiência energética, gestão de resíduos, gestão da sustentabilidade da água, do ar e do solo.

Resíduos

Os engenheiros químicos Jose Amorim Vialich e Camila dos Santos Nery, do Instituto Água e Terra (IAT) falaram sobre a destinação de resíduos de beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas por meio da queima em caldeiras. Os palestrantes apontaram práticas mais adotadas e os cuidados necessários para a prática.

Na sequência, o Major Luís Eduardo Zarpellon, do Corpo de Bombeiros, apresentou as exigências fiscalizadas pelos bombeiros, referentes a silos e armazenamento. Ele alertou quanto ao risco de explosões provocadas por poeiras combustíveis e lembrou da obrigatoriedade do utilizador de abafador de explosões. “Temos realizado muitas ações preventivas promovidas juntamente com a Ocepar, com diversas cooperativas. Esse é um trabalho fundamental e seguiremos parceiros de vocês, para tirar dúvidas e apoiá-los, lembrando sempre que o principal objetivo dos bombeiros é a segurança, e não a multa”, afirmou. Ele lembrou ainda que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) tem duração de cinco anos, mas precisa ser atualizada periodicamente.

Novos mercados

A engenheira florestal da UTFPR, Izabela Regina Costa Araújo, apresentou aos participantes as oportunidades de novos mercados com a adoção de um inventário de carbono, e trouxe cases de cooperativas que já desenvolvem a ação. “É uma prática que gera uma melhor eficiência, otimiza insumos e evita desperdícios no processo, reduzindo seu potencial poluidor”, frisou.

A programação foi finalizada com a apresentação do analista ambiental do Ibama, Marco Mourão, sobre as atualizações no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP), com a publicação da Instrução Normativa 23, em dezembro de 2025. Ele lembrou que a lista de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais - e seu enquadramento no cadastro do Ibama – entra em vigor em novembro de 2026. Ele repassou cada um dos pontos da nova CTF/APP, para orientar os participantes sobre as mudanças. (Comunicação Sistema Ocepar).

{gallery}2026/noticias/02/13/meio_ambiente{/gallery}

Conteúdos Relacionados