SICOOB METROPOLITANO: Cooperativa participa do Programa ESG+Coop do Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicoob metropolitano 17 04 2023Com o objetivo de agregar valor ao desenvolvimento do cooperativismo, o Sicoob Metropolitano está participando do Programa ESG+Coop do Cooperativismo Paranaense. O programa, em consonância ao PRC200 do Sistema Ocepar, colabora para a geração de valor econômico às questões ambientais, sociais e de governança, evidenciando a responsabilidade e o comprometimento com as partes interessadas no contexto cooperativista.

Etapas - Para isso, o Sistema Ocepar, operacionalizado pelo Sescoop/PR, em parceria com a Escola de Negócios PUCPR, estruturou o programa em etapas, dentre elas destacam-se o seminário de lançamento, diagnóstico da cooperativa e programa de formação e práticas assistidas em ESG.

Formação - A primeira etapa aconteceu no segundo semestre de 2022 e a previsão é que todo o ciclo termine em maio de 2024. A analista de Governança de Institucional do Sicoob Metropolitano, Talita Maria Santos Martins, que está participando do programa, explica que os módulos permitem aos participantes conhecer afundo aspectos importantes da temática.

Resultados esperados - “Está sendo muito bom conhecer a teoria e projetar o que estamos aprendendo para o Sicoob Metropolitano. Como resultado do programa, esperamos o fortalecimento da imagem da cooperativa e a sistematização e divulgação do que fazemos para a melhoria das questões ESG. Ao término do projeto buscaremos a certificação de empresa com boas práticas em ESG”, ressalta.

Esclarecedor - O gerente de Gestão Estratégica da cooperativa, Marcelo Nascimento da Silva, também explica que as questões apresentadas são muito esclarecedoras e que, mesmo o Sicoob Metropolitano já realizando algumas ações dessa natureza, é possível perceber diversas oportunidades de melhoria nas formalizações das ações, nas mensurações de impacto e na forma de apresentação dos resultados aos stakeholders.

Aprofundamento - “Como o tema ainda é muito recente, o programa tem nos ajudado a aprofundar o conhecimento acadêmico, pois apresenta num contexto abrangente, ações e resultados de empresas nacionais e internacionais, nas áreas do cooperativismo e outras áreas, bem como na forma de demonstração dos resultados dessas ações para os clientes e para o mercado”, explica.

Concepção - Durante a realização dos módulos do programa, os participantes trabalharão na concepção do Manual de Procedimentos, da Matriz de Materialidade e na definição de indicadores e estabelecimento de práticas da sua cooperativa, todos voltados às práticas ESG. (Imprensa Sicoob Unicoob)

Conteúdos Relacionados