REUNIÃO INSTITUCIONAL: Unimed Apucarana e Ocepar discutem desafios ao setor de saúde num cenário pós-pandemia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Representantes da Unimed Apucarana e do Sistema Ocepar realizaram, na tarde de terça-feira (20/07), reunião institucional para discutir indicadores e cenários do cooperativismo do Paraná. O encontro, por meio de videoconferência, foi aberto pelo presidente da cooperativa, Ribamar Leonildo Maroneze, que estava acompanhado do vice-presidente Adriano Fonseca Vituri e do superintendente Newton Benevenuto. As perspectivas e desafios às cooperativas do ramo saúde foram os temas principais da reunião. Também foram discutidos o planejamento estratégico e a previsão para o ano de 2021, diante do aumento dos atendimentos, motivado pela vacinação crescente da população e gradual controle da pandemia do novo coronavírus. O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, falou sobre o novo ciclo de planejamento do cooperativismo, o PRC200. Os dados econômicos e financeiros foram repassados pelo coordenador de desenvolvimento cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola Neto, e o analista técnico Jessé Aquino Rodrigues. O analista tributário Devair Mem abordou a proposta para a reforma tributária, em discussão no Congresso, e seus impactos ao setor.
A cooperativa – A Unimed Apucarana foi fundada em 9 de agosto de 1988, por iniciativa de um grupo de 21 médicos. A cooperativa tem 103 funcionários e conta com 208 médicos cooperados, divididos em 44 especialidades, atuando em 30 municípios no atendimento a 20.198 beneficiários. A Unimed Apucarana fechou o ano de 2020 com um faturamento de R$ 77,1 milhões, crescimento de 7,5% em comparação ao ano anterior. “A diretoria atual assumiu neste ano a gestão da cooperativa e isso reforçou a importância desta reunião com o Sistema Ocepar, que traz dados e números consistentes que nos auxiliam na construção de nosso planejamento”, disse o presidente Maroneze.
O ramo – No Paraná, o ramo saúde é formado por 37 cooperativas, das quais 21 fazem parte do Sistema Unimed. No total, as cooperativas do setor atendem a 2,2 milhões de beneficiários e contam com 15.927 cooperados e 6.752 funcionários. Em 2020, o ramo teve um faturamento de R$ 7 bilhões, alta de 6,65% em relação ao ano de 2019.